“Assim, o Contrato de Programa foi feito para que a Policlínica fosse implantada, mas depois, a partir do segundo, terceiro ano, eu acho que eles poderiam consultar a gente (Policlínica) para ver quais são as peculiaridades, a questão do número de consultas... Uma consulta de neurologia dura trinta minutos para ter qualidade. Não tem como eu colocar uma consulta de neuro em quinze minutos, como se espera para cumprir o Contrato...” (Assessoria Técnica Policlínica 1, 2021) “É muito difícil você conseguir quando a demanda é muito pequena, mas com o consórcio isso torna-se uma demanda muito maior. Eu tenho aqui uma média de um eletroneuro por mês, para eu contratar esse serviço, paguei caro... O grande diferencial da Policlínica é centralizar essas dificuldades dos municípios.” (Belo Campo 2, 2021) “Quando a oferta era menor, os preços eram abusivos. Hoje a rede privada manda a tabela para você, convênio pra desconto, promoção... Se o pedido vai com o carimbo da secretaria de saúde, tem desconto. Exames que na minha época era considerado de alta complexidade, hoje tornou-se comum. Ressonância naquela época era mil e duzentos, hoje você consegue por quatrocentos reais. Isto depois da oferta da Policlínica.” (Bom Jesus da Serra, 2021) “Então a Policlínica trouxe assim mais serviço de especialidades aqui do município que ajudou bastante, mas não resolve tudo. Nós temos uma demanda mais alta do que a oferta da Policlínica, em todos os exames de imagem e algumas consultas.” (Planalto 2, 2021) |
Transporte sanitário eletivo |
“O ônibus facilitou o acesso demais, demais, com hora marcada, tranquilo. É fantástico. Não tem interferência política nenhuma, entendeu?” (Belo Campo 2) “O nível de organização da Policlínica tem refletido nos outros serviços que são da PPI, e que não tem a mesma qualidade. Por exemplo, porque na Policlínica tem um transporte que pega na porta, deixa lá, o motorista organiza o atendimento, traz e deixa aqui no seu município, e isso na PPI não se pratica... Aí gera um impacto. Todo exame que a gente agenda a pessoa: ‘e o carro?’ ‘Mas esse não é da Policlínica não!’” (Belo Campo 1) |
Acesso regulado e cuidado coordenado pela APS |
“A atenção básica hoje tem esse papel de encaminhar os usuários pra atenção especializada, mas carece de fluxos bem estabelecidos, protocolos de encaminhamentos, dos fluxos, essa comunicação, essa relação mais próxima com a atenção especializada. Os médicos especialistas continuam reclamando que eles recebem aquilo que não precisaria estar com eles de forma mais rotineira e os pacientes. Os casos que deveriam chegar a eles de forma rápida são os últimos a chegarem. Isso dificulta todo o acompanhamento e a intervenção. Então eu acho que é um problema nacional, essa questão da regulação é muito complexa.” (Vereador Vitória da Conquista 2, 2021) “Se for mesmo de urgência o próprio médico liga direto na marcação: ‘Tô com um paciente assim, eu preciso de uma tomografia’ e aí a equipe já sabe, o profissional manda com o relatório, aí fica mais fácil. Quando o médico sinaliza ‘a pedido’, aí vai para uma lista. Às vezes, o paciente chega: ‘Ah, é urgente’, e o médico colocou lá ‘a pedido’, a gente sabe que não é uma urgência...” (Barra do Choça 1, 2021) “O próprio sistema (SIGES) tem um caminho para fazer a impressão de forma muito rápida, da anamnese, da evolução, das recomendações. Então tem profissional, principalmente quando ele percebe que o paciente não tem instrução suficiente para chegar e explicar o que aconteceu, ele faz a impressão desse relatório e pede que o paciente volte para atenção básica com isso... Já tem outros que eu acho que ainda seguem muito a lógica do ambulatório, solicitar um retorno e depois liberar o paciente.” (Assessoria Técnica Policlínica 2, 2021) |
Integração com outros pontos e profissionais da RAS na região de saúde |
“Eu acho que faltou, no momento que a Policlínica chegou, mostrar o que é Policlínica. O secretário conhece muito bem, o prefeito conhece muito bem, mas eu ainda sinto que médico lá da ponta, que o enfermeiro lá da ponta ainda não conhece bem o que nós temos...” (Assessoria Técnica Policlínica 2, 2021) |
Cuidado multiprofissional na AE |
“É porque é difícil, além da postura profissional... Por exemplo, eu posso te dizer que a equipe de enfermagem, nutricionista, psicólogos são extremamente envolvidas. Na equipe médica alguns são, por exemplo, nas comissões de saúde, alguns são bem envolvidos, outros nem tanto. A gente percebe da equipe quem a gente pode chamar para ter um trabalho em equipe, para além do atendimento individual.” (Direção Policlínica 2021) |
Prontuários eletrônicos, protocolos clínicos e de acesso à AE compartilhados com os municípios e APS |
“Há um manual de acesso, para todas as policlínicas do estado. Só que a gente sabe que tem profissional que trabalha de um jeito e outro de outro. Então, por exemplo, tem um preparo de colonoscopia, a gente não utiliza necessariamente o que está no manual. Então o profissional escreve junto comigo, eu formato de uma forma que o regulador entenda, numa linguagem acessível. A gente tenta colocar esse preparo da forma mais simples possível para o paciente chegue aqui em condição de fazer o exame.” (Assessoria Técnica Policlínica 1) |
Integração e comunicação entre AE e controle social/população |
“A população precisa sentir o trabalho da Policlínica... eu acho que o problema é a comunicação. A impressão que temos é que não atende Conquista, pela falta de aproximação com a população. Não adianta ter um equipamento que não dialoga com o povo. As pessoas precisam entender a função.” (Conselheiro Municipal de Saúde, 2021) |
Função de matriciamento, Educação Permanente, integração ensino-serviço e de pesquisa na AE |
“Agora mesmo vai ter a semana da enfermagem, vai ter o curso de suporte básico de vida, e que está sendo proporcionado pelo Consórcio. Mas um plano mesmo de qualificação a gente não tem.” (Assessoria Técnica Policlínica 1, 2021) “E os pacientes elogiam muito, a parte de desde a entrada até a saída, o compromisso que eles têm com os pacientes... com grande responsabilidade com os pacientes. Até hoje não recebi reclamação dos usuários.” (SMS Bom Jesus da Serra, 2021) |