Dependente |
Agressor de bullying
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Questão elaborada a partir da Escala Califórnia de Vitimização do Bullying2121 Felix ED, Sharkey JD, Green JG, Furlong MJ, Tanigawa D. Getting precise and pragmatic about the assessment of bullying: the development of the California Bullying Victimization Scale. Aggress Behav 2011; 37(3):234-247., adaptada e validada2222 Soares AKS, Gouveia VV, Gouveia RSV, Fonsêca PN, Pimentel CE. Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB): evidências de validade e consistência interna. Temas Psicol 2015; 23(2):481-491. |
Agressor |
Independentes |
Variáveis de processo |
Sentir-se próximo as pessoas da escola |
Questões elaboradas a partir do questionário longitudinal Add Health2323 Tourangeau R, Shinn H. National longitudinal study of adolescent health: grand sample weight. Chapel Hill: University of North Carolina, National Opinion Research Center and Carolina Population Center; 1999.,2424 You S, Furlong MJ, Felix E, Sharkey JD, Tanigawa D. Relations among school connectedness, hope, life satisfaction, and bully victimization. Psychology in the Schools 2008; 45(5):446-460. |
1.Sim; 2. Não |
Sentir-se parte da escola |
1.Sim; 2. Não |
Sentir-se feliz em estar na escola |
1.Sim; 2. Não |
Professores tratam alunos com justiça |
1.Sim; 2. Não |
Sentir-se seguro na escola |
1.Sim; 2. Não |
Ter sofrido violência da mãe |
Escala Tática de Conflitos (CTS) validada para população brasileira por Moraes, Hasselmann e Reichenheim (2002)2525 Moraes CL, Hasselmann MH, Reichenheim ME. Adaptação transcultural para o português do instrumento "Revised Conflict Tactics Scales (CTS2)" utilizado para identificar violência entre casais. Cad Saude Publica 2002; 18(1):163-175. |
1. Nunca sofreu; 2. Sofreu poucas vezes; 3. Sofreu muitas vezes |
Ter sofrido violência do pai |
1. Nunca sofreu; 2. Sofreu poucas vezes; 3. Sofreu muitas vezes |
Ter sofrido violência na comunidade |
ILANUD/ONU2626 Kahn T, Bermergui C, Yamada E, Cardoso FC, Fernandes F, Zacchi JM, Guimarães L, Hasselman ME. Projeto de pesquisa: o dia a dia nas escolas (violências auto-assumidas). São Paulo: Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (ILANUD)/Instituto Sou da Paz; 1999. |
1. Sim; 2. Não |
Ter sofrido violência na escola |
1.Sim; 2. Não |
Sofrer e praticar violência física entre namorados |
Conflict in Adolescent Dating Relationships Inventory - CADRI2727 Wolfe DA, Scott K, Reitzel-Jaffe D. Development and validation of the Conflict in adolescent dating relationship inventory. Psychol Assess 2001; 13(2):277-293., adaptada por Minayo, Assis e Njaine (2011)2828 Minayo MCS, Assis SG, Njaine K, organizadores. Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do 'ficar' entre jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2011. |
1. Sim; 2. Não |
Violência entre pares |
Escala Califórnia de Vitimização do Bullying2121 Felix ED, Sharkey JD, Green JG, Furlong MJ, Tanigawa D. Getting precise and pragmatic about the assessment of bullying: the development of the California Bullying Victimization Scale. Aggress Behav 2011; 37(3):234-247., adaptada e validada2222 Soares AKS, Gouveia VV, Gouveia RSV, Fonsêca PN, Pimentel CE. Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB): evidências de validade e consistência interna. Temas Psicol 2015; 23(2):481-491. |
1. Sim; 2. Não |
Violência entre irmãos |
Questão elaborada |
1. Sim; 2. Não |
Monitoramento dos pais e responsáveis |
Questão elaborada |
1. Monitorado; 2. Não é monitorado |
Ter sofrido discriminação pelos vizinhos |
Questão elaborada |
1. Nunca; 2. Poucas vezes; 3. Muitas vezes |
Ter sofrido discriminação pelos familiares |
Questão elaborada |
1. Nunca; 2. Poucas vezes; 3. Muitas vezes |
Ter sofrido agressão sexual |
Questão elaborada |
1. Sim; 2. Não |