Resumo:
O estudo teve como objetivo avaliar a associação entre consumo alimentar e depressão. Utilizamos dados da Pesquisa Nacional de Saúde, um inquérito transversal realizado em 2013 em uma amostra de 46.785 adultos brasileiros. As variáveis de exposição foram consumo regular (≥ 5 vezes/semana) de marcadores de alimentos saudáveis (feijão, verduras e hortaliças, frutas e sucos naturais) e não saudáveis (bebidas açucaradas, doces e substituição de almoço ou jantar por lanches); e uma pontuação nutricional elaborada pela combinação da frequência de consumo de marcadores de alimentos saudáveis e não saudáveis, em que valores mais altos indicam melhor qualidade da alimentação. A variável dependente foi depressão, avaliada pelo questionário PHQ-9, respondido pelos participantes. Aqueles com PHQ-9 igual ou maior que 10 foram classificados como apresentando depressão. Foram construídos modelos de regressão logística, ajustados para potenciais fatores de confusão. O consumo regular de doces (OR = 1,53; IC95%: 1,33-1,76) e substituição regular de refeições por lanches (OR = 1,52; IC95%: 1,21-1,90) mostraram associação positiva com depressão. O consumo regular de bebidas açucaradas mostrou associação positiva com depressão entre mulheres (OR = 1,27; IC95%: 1,10-1,48). O consumo regular de feijão mostrou associação negativa com depressão (OR = 0,74; IC95%: 0,65-0,84) em ambos os sexos. A comparação do quintil mais alto de pontuação nutricional (dieta mais saudável) com o quintil mais baixo (menos saudável) mostrou associação negativa com depressão (OR = 0,63; IC95%: 0,52-0,75). Os resultados fornecem evidências sobre o papel potencial do consumo alimentar na depressão. No futuro, estudos longitudinais devem explorar os mecanismos dessas associações.
Palavras-chave: Consumo de Alimentos; Depressão; Epidemiologia Nutricional