Este estudo efetuou uma avaliação preliminar da eficácia de um programa educacional de estímulo ao aleitamento materno, que inclui a introdução simultânea de técnicas de estimulação do bebê. O programa, elaborado por Garcia-Montrone (1992), foi aplicado a um grupo de mães de nível sócio-econômico baixo (grupo experimental). Tal programa foi avaliado através de sessões de observação direta da interação mãe-criança e entrevistas com as mães até seis meses após o nascimento do bebê, comparando-se os resultados com os de um grupo-controle com características similares de idade, nível educacional e experiência prévia em amamentação. Cada grupo continha inicialmente dez díades, havendo um abandono em cada grupo durante o estudo. Os resultados mostraram que 55% das mães do grupo experimental ainda amamentavam seus filhos aos seis meses, contra apenas 22% daquelas do grupo-controle. Em relação à estimulação do bebê, o grupo experimental mostrou uma freqüência significativamente maior de episódios de estimulação que o grupo-controle. Os autores concluem que é factível incluir simultaneamente aleitamento materno e estimulação do bebê num programa educacional para mulheres de nível sócio-econômico baixo e que a aplicação deste programa pode contribuir para reduzir o risco de desnutrição e retardo do desenvolvimento do bebê.
Aleitamento Materno; Educação em Saúde; Saúde da Criança