O artigo apresenta uma breve análise crítica e sugestões quanto à orientação da educação ambiental e em saúde na escola de primeiro grau, baseado em experiências pedagógicas recentes e algumas reflexões teórico-filosóficas. São discutidos no texto: a importância da transdiciplinaridade; da educação participativa na qual os conhecimentos populares são considerados ao se construir novos conceitos científicos; o planejamento de experiências concretas que estimulem sensações de prazer e admiração pela natureza e pela vida; a análise e busca de soluções para problemas que afetam a realidade local dos alunos, sem perder de vista as questões globais. Aponta-se como fundamental o investimento na formação dos professores, através de cursos e oficinas criativas, que associem a construção de novos conhecimentos à reflexão crítica sobre o papel da escola que deve estar comprometida com a busca de maior igualdade social e manutenção do equilíbrio nas relações entre o homem e a natureza, abrindo espaço para o exercício da cidadania entre os alunos.
Educação Ambiental; Educação em Saúde; Escola de Primeiro Grau; Educação Infantil