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Satisfação com a assistência ao parto em maternidades brasileiras que participam da Rede Cegonha: opinião das mulheres

Este estudo descreve a satisfação das mães com sua experiência no atendimento ao parto e nascimento de seus filhos e sua associação com características sociodemográficas, clínico-obstétricas e de boas práticas durante a assistência ao parto. A amostra incluiu 2.069 mulheres que expressaram sua opinião ao final da pesquisa Avaliação da Rede Cegonha. Foi realizada uma análise fatorial exploratória para resumir as variáveis de interesse, criando variáveis latentes para serem incluídas no modelo de regressão logística múltipla. Seis fatores foram criados e testados no modelo. O respeito pela puérpera foi associado à satisfação (parto vaginal: 1,40; parto cesáreo: 1,47). Para as mães que passaram por cesariana, houve associação com morar nas regiões Centro-oeste (1,91) e Sul (2,00) e com a presença de um acompanhante durante a internação (1,25). Para mulheres que tiveram parto vaginal, a satisfação foi inversamente associada a hospitais grandes (0,62) e à realização de intervenções durante o trabalho de parto e nascimento (0,83). A satisfação foi positivamente associada à multiparidade (1,98), recebimento de boas práticas de assistência durante o trabalho de parto e nascimento (1,24) e contato com o bebê logo após o nascimento (1,20). A melhor compreensão sobre os fatores associados à satisfação das mães com a assistência no trabalho de parto e nascimento pode contribuir para a qualidade do serviço prestado em hospitais públicos no país.

Palavras-chave:
Satisfação do Paciente; Gravidez; Parto


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