Com base nos resultados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019), este artigo reflete sobre a adequação da estrutura e do sistema de classificação “má nutrição em todas as suas formas” para representar e interpretar essas transições alimentares em crianças brasileiras. Este estudo destaca as limitações desse sistema de classificação, incluindo o foco nos resultados de saúde e medidas antropométricas, o entendimento isolado dessas formas de má nutrição, a falta de relevância da categoria obesidade para crianças menores de 5 anos de idade e a incapacidade de abordar adequadamente as várias medidas de dietas de baixa qualidade identificadas pelo ENANI-2019. Como alternativa, com base em uma abordagem desenvolvida por Gyorgy Scrinis para reformular a abordagem da má nutrição em todas as suas formas, são necessárias estruturas que se concentrem em descrever e classificar a natureza e as mudanças nos padrões alimentares em vez de se concentrar nos resultados de saúde.
Palavras-chave:
Desnutrição; Transição Nutricional; Obesidade; Micronutrientes; Pré-escolar