(1) Proporção de maternidades que recebeu visita de representantes de indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas |
Porcentagem de maternidades em que profissionais de saúde receberam visita de representantes de indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas. |
A informação é prestada pelo profissional de saúde, mas a unidade de análise é a maternidade. Foram consideradas as seguintes etapas para construir o indicador: (a) Cada maternidade receberá o atributo “sim” se pelo menos um profissional informar que uma ou mais indústrias de alimentos ou produtos infantis (ou distribuidores) visitaram presencialmente um ou mais profissionais de saúde na maternidade. (b) Calcular o indicador: numerador = número de maternidades que recebeu contato presencial de indústrias; denominador = total de maternidades avaliadas. Multiplicar o resultado por 100. A análise desse indicador pode ser estratificada por indústria. Exemplo: as empresas X, Y e Z visitaram #%, #% e #% das maternidades avaliadas que receberam visita presencial de indústrias de alimentos ou produtos infantis. Para qualificar o indicador, estratificar frequência de visitas em pelo menos 1 vez por mês, bimestral ou mais, calculando a frequência percentual do indicador para cada uma dessas duas categorias. Observação: As perguntas relativas a essa variável se referem aos últimos 12 meses. |
(2) Proporção de maternidades em que seus profissionais de saúde recebem visitas de representantes de indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas |
Porcentagem de maternidades em que seus profissionais de saúde recebem visitas diárias (semanais, mensais ou esporádicas) de representantes da indústria de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas. |
Numerador: número de maternidades em que um ou mais profissionais de saúde entrevistados relataram receber visitas diárias (semanais, mensais ou esporádicas) de indústria de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas. Denominador: total de maternidades em que um ou mais profissionais de saúde entrevistados relataram receber visitas de representantes das indústrias de alimentos ou produtos infantis. Multiplicar o resultado por 100. Observação: Repetir a operação para calcular o percentual de visitas semanais, mensais e esporádicas. O indicador pode ser estratificado por indústria que realiza as visitas. Ex.: a indústria X realiza visitas em #% das maternidades, e a indústria Y em #%. |
(3) Proporção de maternidades em que indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas cometem infração à NBCAL ao oferecerem incentivos aos profissionais de saúde |
Porcentagem de maternidades em que indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas cometem infração à NBCAL ao oferecerem incentivos aos profissionais de saúde. A oferta de incentivos pelas indústrias implica violação da NBCAL, e foram obtidas por meio de 5 perguntas: (a) oferta de materiais informativos ou educativos para serem distribuídos às mães; (b) oferta presentes ou brindes (canetas, bloquinhos, pendrives ou outros brindes); (c) oferta de patrocínio para atividades ou eventos fora da instituição; (d) oferta de convites para eventos sociais; (e) oferta de descontos na compra de produtos; A oferta de algum outro material também deve ser registrada para ser avaliado se constitui infração à NBCAL. |
Primeiramente, avalia-se a proporção de maternidades em que uma ou mais indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas ofereceram incentivos aos profissionais de saúde, o que caracteriza o assédio aos profissionais de saúde: (a) cada maternidade recebe um atributo (sim/não) caso um ou mais profissionais de saúde relatem a oferta de incentivos das indústrias de alimentos infantis, bicos, mamadeiras e chupetas por meio de seus representantes. (b) Calcular o indicador: numerador = número de maternidades em que um ou mais profissionais de saúde relataram a oferta de um ou mais incentivos pela indústria; denominador = total de maternidades. Multiplicar o resultado por 100. Obervação: O indicador pode ser estratificado por indústria: numerador = número de maternidades em que houve relato de oferta de incentivos pela indústria X; denominador = total de maternidades em que houve relato de oferta de incentivos pelas indústrias de alimentos ou produtos infantis. Multiplicar o resultado por 100. Exemplo: as empresas X, Y e Z ofereceram incentivos aos profissionais de saúde em #%, #% e #% das maternidades avaliadas, respectivamente. |
(4) Proporção de maternidades em que as indústrias cometem infração à NBCAL ao oferecerem incentivos às maternidades |
Porcentagem de maternidades em que as indústrias cometem infração à NBCAL ao oferecerem incentivos às maternidades. Identificação de oferta, de forma gratuita ou a preço reduzido à maternidade, dos seguintes incentivos pela indústria ou distribuidora: (a) suprimentos gratuitos de fórmulas infantis ou de outros produtos alimentares para bebês; (b) bicos, chupetas, mamadeiras ou protetor de mamilo; (c) bombas tira-leite; (d) equipamentos ou aparelhos; (e) patrocínio de eventos; (f) cursos ou oficinas realizadas na maternidade; (g) materiais de escritório; (h) reformas ou melhorias de espaço; (i) materiais educativos e informativos; (j) descontos ou subsídios para compras de produtos; (l) oferta de outros materiais não listados anteriormente. |
As categorias desse bloco são atribuídas às maternidades, em que o relato de um ou mais profissionais de saúde de oferta de um dos incentivos listados, por meio da indústria ou de distribuidoras, para a instituição onde trabalha caracteriza uma resposta positiva (binária, tipo sim/não) para cada categoria desse indicador. (a) Cada maternidade recebe um atributo (sim/não) caso um ou mais profissionais de saúde relatem a oferta de incentivos das indústrias à maternidade. (b) Calcular o indicador. Numerador = número de maternidades em que um ou mais profissionais de saúde relataram a oferta de um ou mais incentivos à maternidade pela indústria; denominador = total de maternidades. Multiplicar o resultado por 100. Observação: A oferta de cada incentivo está relacionada a uma determinada indústria ou distribuidora. Os resultados da oferta de um ou mais incentivos podem ser descritos de acordo com indústria ou distribuidora responsável pela oferta. Exemplo: a empresa X ofereceu um ou mais incentivos para profissionais de saúde em #% (n = #) das maternidades que receberam incentivos de indústrias de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras. Observação: As perguntas relativas a essa variável se referem aos últimos 12 meses. |
(5) Proporção de maternidades em que houve contato entre puérperas e representantes de indústrias de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras e na maternidade |
Percentual de maternidades em que houve contato entre as puérperas e os representantes das indústrias de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras na maternidade. Identificação do contato de representantes comerciais de alguma indústria ou distribuidora com puérperas internadas em maternidades. São subcategorias dessa variável: o nome da indústria que entrou em contato, a forma de contato e a frequência com que esse contato ocorre na maternidade avaliada. |
Uma ou mais respostas positivas a essa pergunta caracterizam o contato de representantes comerciais de alguma indústria ou distribuidora com puérperas internadas na maternidade avaliada. (a) Cada maternidade recebe um atributo (sim/não) caso um ou mais profissionais de saúde relatem o contato da indústria com puérperas na maternidade. (b) Calcular o indicador: numerador = número de maternidades em que um ou mais profissionais de saúde relataram o contato de representantes da indústria com puérperas na maternidade; denominador = total de maternidades. Multiplicar o resultado por 100. Observação 1: Podem ser descritas quais indústrias ou distribuidoras tiveram contato com puérperas nas maternidades. Observação 2: As perguntas relativas a essa variável se referem aos últimos 12 meses. Observação 3: no caso de contato direto de representantes de indústrias ou distribuidoras com puérperas internadas na maternidade, analisar os tipos de benefícios oferecidos: (a) materiais promocionais de produtos específicos; (b) materiais informativos ou educativos; (c) amostras de leite ou outros produtos alimentares para bebês; (d) presentes ou brindes; (e) cupons; (f) outros benefícios não listados. |