Recursos financeiros (PROADI-SUS) Recursos organizacionais (fluxos, normas, protocolos de encaminhamento/acesso) Recursos materiais (material de expediente, telefones, headphones, computadores, laptops, internet, impressora, materiais gráficos, canal de telefonia 0800) e serviços de terceiros Recursos humanos: Central de regulação do Recife: técnicos do sistema, médicos reguladores, operadores do SISREG Coordenação do projeto (hospital de excelência): equipe gerencial, enfermeiros e médicos |
Existência de legislação atualizada no último ano para rotina ou situações de emergência (surtos, epidemias, desastres e outros eventos inusitados) |
Sim |
EIC |
Sim = 2,0 |
Não = 0,0 |
Existência de fluxos e protocolos de encaminhamento/acesso (locais ou nacionais) |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Disponibilidade de recursos materiais (material de expediente, telefones, headphones, computadores, laptops, internet, impressora etc.) e de serviços de terceiros suficientes para o desenvolvimento do projeto |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de um complexo regulador que utilize um sistema para agendar atendimentos (próprio ou nacional) e que tenha filas de espera |
Sim |
EIC |
Sim = 2,0 |
Não = 0,0 |
Existência de técnicos em regulação |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de médicos reguladores no complexo regulador |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de operadores do SISREG para administração das demandas geradas no sistema nas UBS |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de equipe gerencial para o desenvolvimento do projeto nos hospitais de excelência |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de médicos para o desenvolvimento do projeto nos hospitais de excelência |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Existência de enfermeiros para o desenvolvimento do projeto nos hospitais de excelência |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
TOTAL GRAU DE IMPLANTAÇÃO (ESTRUTURA) |
20,0 (pontuação máxima) |
DIMENSÃO PROCESSO |
Componente: TELERREGULAÇÃO |
Subcomponentes |
Atividades |
Indicador |
Padrão |
Fonte de verificação |
Descrição do valor ou ponto de corte |
Papel dos profissionais telerreguladores do projeto |
Avaliação das solicitações enviadas pelas UBS às especialidades reguladas pelo projeto de acordo com os protocolos de encaminhamento aprovados pelo Ministério da Saúde |
Número de solicitações avaliadas |
50.000 solicitações avaliadas |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
≥ 50.000 = 2,0 |
33.333-50.000 = 1,0 |
< 3.333 = 0,0 |
Devolução das solicitações com ausência e/ou necessidade de esclarecimento de dados clínicos às UBS |
Realização de rotina de devolução das solicitações com ausência e/ou necessidade de esclarecimento de dados clínicos às UBS |
Sim, sempre que necessário |
EIC |
Sim, sempre que necessário = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Aprovação e classificação segundo prioridade assistencial dos casos eletivos para atendimento especializado nas modalidades presencial (verde, amarelo e vermelho) e/ou remota (teleconsulta/teleatendimento) (azul) |
Realização de processo de avaliação e classificação segundo grau de prioridade assistencial das solicitações pelos profissionais do projeto |
Sim, sempre que necessário |
EIC |
Sim, sempre que necessário = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Sinalização e direcionamento dos casos sensíveis à APS para o serviço de teleconsultoria |
Realização de processo de sinalização e direcionamento dos casos sensíveis à APS para o serviço de teleconsultoria identificados das filas |
Sim, sempre que necessário |
EIC |
Sim, sempre que necessário = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Reavaliação das solicitações reenviadas pelas UBS |
Percentual de solicitações reavaliadas após devolução para as UBS |
10%-25% das solicitações reavaliadas após devolução para as UBS |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
10%-25% ou mais = 2,0 |
5%-10% = 1,0 |
< 5% = 0,0 |
Papel dos profissionais reguladores da central de regulação |
Monitoramento e regulação dos casos aprovados pela equipe do projeto para atendimento presencial à rede especializada do município, segundo tempo de espera e prioridade assistencial |
Existência de processo de monitoramento e regulação dos casos aprovados pela equipe do projeto |
Sim, constantemente |
EIC |
Sim, constantemente = 2,0 |
Sim, mas não constantemente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Percentual de agendamento dos casos aprovados pela equipe do projeto |
≥ 75% das solicitações aprovadas no período |
Banco de dados do SISREG |
≥ 75% = 2,0 |
50%-75% = 1,0 |
25%-50% = 0,5 |
< 25% = 0,0 |
Papel dos profissionais das UBS |
Acompanhamento e reenvio das solicitações devolvidas pelos profissionais do projeto com os dados clínicos solicitados |
Existência de rotina de acompanhamento e reenvio das solicitações devolvidas pelos profissionais do projeto com os dados clínicos solicitados |
Sim, sempre que necessário |
EIC |
Sim, sempre que necessário = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Componente: TELECONSULTORIA |
Subcomponentes |
Atividades |
Indicador |
Padrão |
Fonte de verificação |
Descrição do valor ou ponto de corte |
|
Realização de teleconsultoria para os casos sinalizados pela equipe de telerregulação do projeto como sensíveis à APS e/ou demandados diretamente pelos profissionais das UBS por meio do canal 0800 |
Oferta de teleconsultorias aos profissionais solicitantes das UBS |
Sim. Suficiente |
EIC |
Sim. Suficiente = 2,0 |
Sim. Insuficiente = 1,0 |
Não = 0,0 |
Grau de adesão dos profissionais solicitantes às teleconsultorias |
Alto ou muito alto |
EIC |
Muito alto = 2,0 |
Alto = 1,5 |
Baixo = 1,0 |
Muito baixo = 0,5 |
Inexistente = 0,0 |
Percentual de solicitações reavaliadas após devolução para APS, por consultoria em tempo real |
3%-15% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
> 3%-15% ou mais = 2,0 |
1%-3% = 1,0 |
0% = 0,0 |
Cancelamento das solicitações resolvidas nas teleconsultorias informando às UBS o motivo |
Realização de cancelamento de solicitações resolvidas nas teleconsultorias |
Sim, sempre que necessário |
EIC |
Sim, sempre que necessário = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Avaliação do nível de satisfação dos profissionais por meio do NPS após a realização da teleconsulta |
Realização de avaliação do nível de satisfação dos profissionais após as teleconsultas |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Componente: TELECONSULTA |
Subcomponentes |
Atividades |
Indicador |
Padrão |
Fonte de verificação |
Descrição do valor ou ponto de corte |
|
Disponibilização de teleconsultas aos usuários, cujos casos foram sinalizados para atendimento remoto pela equipe de telerregulação |
Realização de teleconsultas aos usuários dos casos sinalizados para atendimento remoto |
Sim, sempre que sinalizado para atendimento remoto |
EIC |
Sim, sempre que sinalizado = 2,0 |
Sim, na maioria das vezes = 1,5 |
Sim, às vezes = 1,0 |
Sim, raramente = 0,5 |
Nunca = 0,0 |
Avaliação do nível de satisfação dos usuários por meio do NPS após a teleconsulta |
Realização de avaliação do nível de satisfação dos usuários após as teleconsultas |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 Não = 0,0 |
Envio por meio eletrônico (e-mail) das demandas geradas nas teleconsultas (condutas e encaminhamentos) às UBS |
Existência de fluxo de comunicação das demandas geradas nas teleconsultas |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Componente: GESTÃO DO PROJETO |
Subcomponentes |
Atividades |
Indicador |
Padrão |
Fonte de verificação |
Descrição do valor ou ponto de corte |
Fase de preparação |
Realização de diagnóstico situacional e avaliação das filas |
Existência de diagnóstico situacional e avaliação das filas |
Sim. |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Realização de reuniões de alinhamento das atividades em conjunto com a secretaria de saúde e com o complexo regulador |
Existência de reuniões de alinhamento entre ESRE, SMS e o complexo regulador |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Realização de workshop com os profissionais da rede |
Existência de workshop com os profissionais da rede |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Definição de indicadores de monitoramento e metas estabelecidas pela equipe do projeto e pelo complexo regulador |
Existência de indicadores de monitoramento e metas estabelecidas pela equipe do projeto e pelo complexo regulador |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Fase de acompanhamento ou execução |
Monitoramento e avaliação interna para qualificação das respostas das consultorias |
Existência de monitoramento e avaliação das respostas das consultorias |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Realização de reuniões presenciais e/ou a distância com os gestores locais para reavaliar metas, indicadores, êxitos e dificuldades |
Existência de reuniões presenciais e/ou a distância com os gestores locais para avaliação de metas e indicadores durante a execução do projeto |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Elaboração de relatórios técnicos e/ou de desempenho para acompanhamento dos indicadores do projeto |
Elaboração de relatórios técnicos e/ou de desempenho para acompanhamento dos indicadores do projeto |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Disponibilização de painéis de monitoramento ao complexo regulador para avaliação dos indicadores |
Atualização dos painéis de monitoramento compartilhados com o complexo regulador para avaliação dos indicadores, mensalmente |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Estabelecimento de canal de comunicação entre a equipe do projeto, a central de regulação e a UBS |
Existência de canal de comunicação a entre equipe do projeto, a central de regulação e a UBS |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Execução do plano de devolução das filas ao complexo regulador, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde |
Execução do plano de devolução das filas ao complexo regulador, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Componente: DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO |
Subcomponentes |
Atividades |
Indicador |
Padrão |
Fonte de verificação |
Descrição do valor ou ponto de corte |
|
Elaboração de produção científica sobre o tema (artigos, livros, manuais) |
Existência de produção científica sobre o tema durante o período de execução do projeto |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Participação em eventos (congressos, simpósios, seminários, workshops) |
Participação em eventos (congressos, simpósios, seminários, workshops) durante o período de execução do projeto |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Divulgação e compartilhamento das experiências |
Realização de divulgação e compartilhamento das experiências durante o período de execução do projeto |
Sim |
EIC |
Sim = 1,0 |
Não = 0,0 |
Total grau de implantação (Processo) |
43,0 (pontuação máxima) |
Grau de implantação total (Estrutura e Processo) |
63,0 (pontuação máxima) |
DIMENSÃO RESULTADO |
Resultados intermediários |
Indicadores |
Metas |
Fontes de verificação |
Aumento da qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais da APS |
Solicitações aprovadas na primeira avaliação (%) - total e por especialidade |
Aumento de duas vezes ou atingir 40% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Qualificação dos casos regulados para atenção especializada |
Agendamentos de casos regulados prioritários (vermelho e amarelo) para atendimento especializado (%) |
Incremento de 10% em relação ao ano anterior |
Banco de dados do SISREG |
Qualificação do processo de regulação assistencial das especialidades envolvidas no projeto |
Redução do tempo médio em dias de espera para autorização dos casos enviados às especialidades (%) |
Redução de 25% ou mais em relação ao ano anterior |
Banco de dados do SISREG |
Redução do número de encaminhamentos desnecessários à atenção especializada |
Redução de novos encaminhamentos nas filas de espera (%) - total e por especialidade |
Redução de no mínimo 15% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Promoção do acesso equânime e em tempo oportuno |
Redução do tempo médio em dias de espera nos casos regulados em prioridade alta (%) - total e por especialidade |
Redução de no mínimo 25% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Redução do tempo médio em dias de espera nos casos regulados em prioridade média e baixa (%) - total e por especialidade |
Redução de no mínimo 25% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Redução de filas e tempo de espera para agendar atendimentos nas especialidades envolvidas no projeto |
Redução no número de encaminhamentos em fila de espera (%) - total e por especialidade |
Redução no mínimo de 40% |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Melhor gestão das solicitações pendentes em filas de espera |
|
|
|
Maior suporte clínico às demandas assistenciais dos profissionais da APS |
Nível de satisfação dos profissionais atendidos nas teleconsultas |
> 85 NPS |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|
Ampliação do conhecimento e do uso da telessaúde como resposta aos problemas na oferta de atenção especializada |
Nível de satisfação dos usuários atendidos nas teleconsultas |
> 85 NPS |
Relatórios de acompanhamento/banco de dados do projeto/dashboards
|