Domínio 1: escopo e finalidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1. O(s) objetivo(s) geral(is) da diretriz encontra(m)-se
especificamente descritos |
5 |
5 |
4 |
4 |
5 |
5 |
5 |
5 |
4,75 |
2. A(s) questão(ões) de saúde coberta(s) pela diretriz
encontra(m)-se especificamente descrtita(s) |
5 |
4 |
5 |
4 |
4 |
5 |
4 |
3 |
4,25 |
3. A população a quem a diretriz se destina escontra-se
especificamente descrita |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5,00 |
Domínio 2: envolvimento das partes interessadas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4. A equipe de desenvolvimento da diretriz inclui indivíduos de
todos os grupos profissionais relevantes |
3 |
2 |
3 |
2 |
2 |
3 |
2 |
3 |
2,50 |
5. Procurou-se conhecer as opiniões e preferências da
população-alvo |
2 |
3 |
3 |
2 |
3 |
2 |
2 |
3 |
2,50 |
6. Os usuários alvo da diretriz estão claramente definidos |
3 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
5 |
4,75 |
Domínio 3: rigor do desenvolvimento |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7. Foram utilizados métodos sistemáticos para a busca de
evidências. |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
3 |
5 |
4 |
4,00 |
8. Os critérios para a seleção de evidências estão claramente
descritos |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
3,63 |
9. Os pontos fortes e limitações do corpo de evidências estão
claramente descritos. |
2 |
2 |
3 |
2 |
3 |
2 |
4 |
3 |
2,63 |
10. Os métodos para a formulação das recomendações estão
claramente descritos. |
3 |
3 |
2 |
2 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2,75 |
11. Os benefícios, efeitos colaterais e riscos à saúde foram
considerados na formulação das recomendações. |
5 |
5 |
4 |
3 |
5 |
5 |
5 |
4 |
4,50 |
12. Existe uma relação explícita entre as recomendações e as
evidências que lhe dão suporte. |
4 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
4 |
4 |
3,63 |
13. A diretriz foi revisada externamente por experts antes da
sua publicação |
2 |
2 |
3 |
2 |
2 |
3 |
1 |
3 |
2,25 |
14. Um procedimento para atualização da diretriz está
disponível. |
1 |
2 |
1 |
2 |
2 |
2 |
1 |
2 |
1,63 |
Domínio 4: clareza da apresentação |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15. As recomendações são específicas e sem ambiguidade. |
4 |
5 |
4 |
4 |
5 |
5 |
4 |
5 |
4,50 |
16. As diferentes opções de abordagem da condição ou problema
de saúde estão claramente apresentadas. |
5 |
3 |
4 |
4 |
5 |
5 |
5 |
4 |
4,38 |
17. As recomendações-chave são facilmente identificadas. |
5 |
5 |
6 |
5 |
5 |
5 |
4 |
5 |
5,00 |
Domínio 5: aplicabilidade |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18. A diretriz descreve os fatores facilitadores e as barreiras
para sua aplicação. |
3 |
3 |
3 |
4 |
3 |
3 |
3 |
4 |
3,25 |
19. A diretriz traz aconselhamento e/ou ferramentas sobre como
as recomendações podem ser colocadas em prática. |
4 |
3 |
5 |
3 |
3 |
5 |
3 |
5 |
3,88 |
20. Foram consideradas as potenciais implicações quanto aos
recursos decorrentes da aplicação das recomendações. |
2 |
3 |
3 |
2 |
3 |
3 |
5 |
3 |
3,00 |
21. A diretriz apresenta critérios para o seu monitoramento
e/ou auditoria. |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
2 |
4 |
3,13 |
Domínio 6: independência editorial |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
22. O parecer do órgão financiador não exerceu influência sobre
o conteúdo da diretriz. |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
4,00 |
23. Foram registrados e abordados os conflitos de interesse dos
membros da equipe que desenvolveram a diretriz. |
4 |
3 |
4 |
3 |
3 |
4 |
3 |
4 |
3,50 |
Classificação da qualidade global da presente diretriz |
5 |
4 |
4 |
4 |
4 |
5 |
4 |
4 |
4,25 |