Acessibilidade / Reportar erro

“A body shape index” e a associação com hipertensão arterial e diabetes mellitus entre idosos brasileiros: a Pesquisa Nacional de Saúde (2013)

O estudo teve como objetivo avaliar a associação isolada e conjunta dos indicadores de adiposidade abdominal (a body shape index - ABSI, circunferência da cintura - CC, razão cintura-estatura - RCE) e índice de massa corporal (IMC) com a hipertensão arterial e o diabetes mellitus em idosos brasileiros. Foram usados dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) para a população com 60 anos ou mais (10.537 idosos). A hipertensão arterial e o diabetes mellitus foram auto-relatados, e os seguintes índices antropométricos foram avaliados através da aferição direta: índice de formato corporal ABSI, IMC, CC e RCE. As associações foram avaliadas por regressão logística, com ajustes para fatores de confusão. Os resultados do estudo evidenciaram uma associação mais forte entre o relato de hipertensão arterial e diabetes mellitus em análises separadas com IMC, CC e RCE na população idosa brasileira, quando comparado ao ABSI. Quando ajustado para IMC, o ABSI mostrou uma associação mais forte com os desfechos, mas não foi superior ao desempenho da CC ou da RCE. Considerando a associação mais fraca nas análises separadas e conjuntas entre o novo índice (ABSI) e as doenças crônicas avaliadas, o IMC, CC e RCE ainda são índices úteis na saúde pública, pelo menos em relação à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus em idosos brasileiros.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Antropometria; Diabetes Mellitus; Hipertensão; Obesidade


Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rua Leopoldo Bulhões, 1480 , 21041-210 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.:+55 21 2598-2511, Fax: +55 21 2598-2737 / +55 21 2598-2514 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br