Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de educação estruturado em grupo, aplicado por enfermeira de cuidados primários a pacientes com diabetes mellitus tipo 2. A amostra contou com 137 pacientes com diabetes mellitus tipo 2, randomizados em dois grupos: intervenção, (curso educativo de cinco semanas e reforços a cada 4 meses, durante um ano) e grupo controle (sem educação estruturada) com avaliação do controle metabólico, peso, pressão arterial, escores de estresse e conhecimento relacionados ao diabetes. Não houve diferenças entre os grupos na HbA1c em 4, 8 ou 12 meses, quando comparado aos valores basais. Foi observado um incremento na HbA1c no grupo controle após ajustes para HbA1c no basal e dose de insulina (p = 0,044 entre grupos). Os escores de conhecimento e estresse relacionados ao diabetes melhoraram após a intervenção. Um programa educacional estruturado ministrado à pacientes com diabetes mellitus tipo 2 atendidos em atenção primaria melhorou o conhecimento e estresse associados à doença. Além disso, nossos resultados sugerem uma prevenção de elevação da HbA1c.
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde