O trabalho apresenta os resultados da meta-avaliação formativa e participativa dos estudos de linha de base no Brasil. Utilizaram-se padrões internacionais preconizados pelas associações de avaliadores e critérios de especificidade construídos usando o termo de referência para seleção de propostas de estudo. A abordagem metodológica associou "revisão de pares" dos relatórios municipais dos estudos de linha de base, com um processo de participação e (auto) qualificação pelos avaliadores "primários", cuja média gerou a classificação final. Os resultados mostram uma classificação entre "bom" e "muito bom" para o conjunto dos parâmetros. As diferenças na atribuição de escores reforçam a importância de se garantirem múltiplos pontos de vista. Considerando a falta de padronização prévia dos relatórios, inexistência de padrões e incipiência das práticas avaliativas com foco na utilidade, provavelmente esta meta-avaliação não refletiu adequadamente a qualidade e uso potencial dos estudos, mas certamente contribuirá para aprimorar os estudos futuro de impacto do Projeto de Expansão da Estratégia Saúde da Família (PROESF).
Programa Saúde da Família; Avaliação em Saúde; Estudos de Avaliação