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Estratégias para divulgação da produção técnico-científica em epidemiologia

Diante das reiteradas propostas de elaboração de um Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia, o A. analisa as dificuldades inerentes à construção do seu objeto. O arcabouço teórico-metodológico da "nova" Epidemiologia é contrastado com as necessidades de ampliação do uso da disciplina a nível dos serviços de saúde, geralmente como arma do planejamento das ações. Passando por considerações a respeito dos pólos científico e técnico, no caso peculiar de uma disciplina que tem socialmente determinados os problemas com que se defronta e a urgência das respostas exigidas, o A. considera o meio acadêmico lugar privilegiado, mas não exclusivo, onde se elaboram as respostas. Ao considerar a estratégia de divulgação dos avanços obtidos, o A. lembra que, além da produção acadêmica consolidada em livros e artigos de revista, há que levar em conta a literatura fugidia, tão comum nesta área do conhecimento. Comenta a incipiência da divulgação sistematizada da informação relevante produzida em teses e dissertações. Conclui atribuindo à linha editorial da Abrasco papel saliente, no Brasil, no direcionamento da divulgação da produção epidemiológica. Propõe a consolidação desta linha editorial, sugerindo algumas alterações.

Epidemiologia; Produção Epidemiológica; Divulgação em Epidemiologia


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