Este artigo apresenta o processo de avaliação de um material educativo, o jogo ZIG-ZAIDS, que teve por objetivo verificar a aplicabilidade deste material em espaços educacionais formais e informais, ou seja, investigar como vem sendo utilizado por profissionais e pais, e pela população-alvo (pré-adolescentes). O estudo envolveu o envio de questionários de avaliação a escolas e instituições que faziam uso do jogo, entrevistas, visitas a alguns locais onde o jogo estava em uso e testagem com grupos de alunos. Incluiu ainda análise de avaliações enviadas anteriormente pelas autoras a solicitantes do jogo. Os resultados demonstraram que o nível de informação da população é mais relevante do que a idade em relação ao impacto do jogo. Outro aspecto destacado relaciona-se à aplicabilidade do ZIG-ZAIDS a situações diversas, como: em treinamentos de profissionais de ensino e saúde; em atividades com menores que vivem na rua; em eventos de prefeituras e instituições, em escolas, empresas, comunidades e postos de saúde. Sintetizando, o ZIG-ZAIDS foi considerado uma alternativa lúdica, criativa e inovadora para informar sobre AIDS e sexualidade.
Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Avaliação de Resultado de Ações Preventivas; Comportamento Sexual; HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida