Identificação |
Profissional associa algo do cuidado com sua vida particular |
“As [situações] que mais tenho dificuldade é exatamente prestar cuidado a pacientes mais idosos, porque na verdade eu me coloco no lugar, porque a imagem do idoso remete à minha mãe. (...) essas são as de maior potência para me mobilizar” (Entrevista 2, Enfermeira) “Ela tinha um biotipo, a estatura parecida, cabelo preto. (...) passou pela minha cabeça exatamente de que poderia ser eu. Assim, qual é a diferença? Nenhuma. Inclusive, você começa a pensar o que faria se você estivesse no lugar dela” (Entrevista 12, Médica) |
Paciente jovem |
Remete a uma vida que não pode ser vivida, sonhos não concretizados e suscita questionamentos existenciais sobre “justiça divina”, como se não merecesse tal sofrimento pelo tempo de vida |
“Ele tem 25 anos, (...) tem um mundo pela frente e deixar uma filha de 2 anos, uma esposa maravilhosa (...) me pergunto: até que ponto o ser humano merece estar passando por aquilo?” (Entrevista 1, Enfermeira) “Um rapaz de 19 anos que tinha acabado de passar em um concurso que era uma coisa que ele queria MUITO, e descobriu um câncer (...), [a mãe] planejou tantas coisas com ele, festejaram a vitória [concurso] e não iam poder curtir aquele momento” (Entrevista 16, Enfermeira) |
Tumor de crescimento rápido |
Tumores de evolução rápida, sem dar chances de um tratamento da doença |
“Em situações tipo sarcoma, que você não tem a menor possibilidade, diferente do colo de útero, de mama, que você ainda pode pegar no início e que você pode fazer alguma coisa (...). Ali era assim: quer queira, quer não, seu destino está traçado!” (Entrevista 12, Médica) |
Morte ruim |
Morte com intensa agonia (asfixia; com contenção mecânica; extravasamento de fluidos), vivenciada pelos profissionais como impossibilidade de prover uma boa morte |
“Ela começou a gritar dizendo que estava vendo as pessoas indo buscá-la: ‘Eles vieram me buscar! Eles vieram me buscar!’ Ela conseguiu me puxar, eu CAÍ em cima dela na cama, eu fiquei caída, tocando aquela campainha, gritando... eu tentando empurrar ela, e ela me agarrando, (...) nisso a gente fez os [sedativos]. Ela CONTINUOU aos gritos, ela morreu desse jeito!” (Entrevista 7, Enfermeira) “Ele começou a sentir MUITA, MUITA falta de ar e (...) era uma cena de terror, ele não conseguia nem falar direito, agoniado (...) e falava: ‘ai meu Deus, não me leva, eu não quero morrer’ e a mãe chorando, segurando a mão dele. (...) e ele olhando pra mim, falava: ‘eu tô indo embora, eu vou morrer’ (...) ele podia só morrer, não precisava morrer desse jeito” (Entrevista 23, Enfermeira) |
Medicamento sem efeito |
Retardo do efeito da medicação em situação de agonia dos pacientes |
“Dei a dose extra da morfina (...) e nada dele melhorar, pelo contrário, só piorava (...) fiz o sedativo SOS de novo, parecia água com açúcar... não respondeu nada, totalmente acordado (...) quando ele dormiu, abracei a mãe e ela falou: ‘eu quero que Deus leve logo ele pra acabar com isso’” (Entrevista 23, Enfermeira) |
Binômio mãe-filho |
Quando mãe presencia morte de filho(a) ou filho(a) pequeno(a) presencia morte de mãe |
“A filha, de uns 7 anos, veio visitá-la. Me lembro que ela não queria entrar no quarto para ver a mãe (...) eu falei assim: ‘Ah... [choro] [silêncio prolongado] você não quer entrar?’ [voz embargada] e a menina: ‘Não tia, eu não quero ver minha mãe assim’ e falei: ‘Mas, você não quer ir lá, dar um beijo na sua mãe?’ e ela perguntou: ‘Tia, minha mãe vai morrer?’, daí eu respondi: ‘Então... morrer né?... eu sei que é difícil. Você é muito pequena, mas um dia todo mundo vai morrer, é assim, é o ciclo da vida.’ E ela: ‘É tia, mas podia morrer todo mundo no mesmo dia, né? Porque a gente não ia ficar com saudade’, aí falei [voz embargada]: ‘Nossa! você tem razão, eu nunca tinha parado pra pensar nisso!’ E ela chorando: ‘Eu posso dar um beijo na minha mãe?’ E eu: ‘Pode!’ E ela: ‘Você diz para ela que eu amo muito ela?’. Então eu: ‘Mas diz você!’. E entrei com ela, abaixei a cama e ela chorando muito, deu um beijo na mãe. Aquilo ali para mim... ver aquele sentimento, aquela menininha, me marcou para o resto da vida” (Entrevista 15, Enfermeira) “A paciente estava numa crise de ansiedade absurda, aí perguntei: ‘Por que você tá tão ansiosa?’ e ela: ‘eu tenho que ir embora, eu tenho que ir embora! Eu tenho meu filho pequeno, [que] me ligou ontem, falou pra mim: mamãe, eu rezo todo dia pra papai do céu pra você voltar pra casa e não ir morar no céu. Mamãe, se você morar no céu, eu vou ter que ir morar no céu também’. (...) hoje, se você me perguntar o que mais me afeta: (...) mães jovens que estão vivendo a sua finitude e vão deixar filhos pequenos” (Entrevista 18, Fisioterapeuta) |
Perspectiva curativa trabalhando em cuidados paliativos |
Profissional que atua na unidade exclusiva de cuidados paliativos, porém, ainda com uma intenção curativa |
“Eu não podia fazer mais nada pra ajudar, pra que ela ficasse bem, pra que ela saísse daquela situação. (...) e, naquele dia, último dia de vida dela, eu fiz tudo que eu podia, mas não era mais suficiente. (...) eu fiquei muito triste. Eu fui ali pra escada chorei até morrer [risos], chorei muito” (Entrevista 5, Técnica em Enfermagem) “Quando eu estou em um hospital que não é paliativo, eu sei que vou intubar, botar na ventilação mecânica (...), é a sensação de que eu realmente estou fazendo de tudo. (...) no paliativo, a gente não vai fazer isso, e chega um momento, que realmente, não tem mais o que fazer, assim, sempre tem algo a fazer, mas não ativamente” (Entrevista 22, Médica) |
Divergência de conduta |
Quando o profissional não concorda com a conduta de outro profissional ou com a decisão de paciente/família |
“Foi um paciente (...) não estava mais controlando a dispneia, e quando chegou o PIOR dia, era um PEIXE fora d’água, ele recusou o dripping [infusão contínua]. (...) Quando eu cheguei no quarto com a bomba [infusora], ele já sabia, pois, a médica já tinha falado que ia começar o dripping. Ele olhou para mim, o olhar dele foi de medo e falou: ‘Não, eu não quero! eu não quero isso!’. Eu vi nos olhos dele que ele enxergou a morte naquela máquina e, sofrendo, sofrendo, sofrendo, ele não quis. Eu tentei argumentar, tentei falar e ele, lúcido e orientado: ‘NÃO, não e não!’. (...) Eu sei que foi uma decisão dele, mas eu não consegui fazer mais por ele, queria ter feito mais” (Entrevista 11, Enfermeira) “Um caso que me marcou muito foi de um idoso, lúcido, orientado, acamado e muito consumido pela doença. Durante o atendimento, manifestou desejo de se CASAR com a companheira com quem ele tinha três dos seus quatro filhos, porém, dos três filhos biológicos do casal, dois não concordavam com o casamento, pois tinham algum conflito com a mãe. (...) Isso gerou uma discussão muito importante, porque a equipe deu uma ‘rachada’ no sentido de: ‘Pera aí, mas a gente tinha que ter a autorização dos filhos’ e ‘Não, mas o paciente é lúcido e orientado!’. Então, como organizar o cuidado para um paciente lúcido e orientado? Porque, às vezes, a gente acha que por estar acamado, ele perdeu sua autonomia de escolha” (Entrevista 14, Assistente social) |
Desfiguração da face |
Deformidades de grande dimensão na face causadas pelo tumor |
“Foi um paciente com miíase [larvas] em lesão tumoral extensa de face, muito tecido necrosado (...) tudo era tumor (...) as únicas áreas que permaneciam intactas eram boca e nariz. (...) Quando eu tentava fazer o curativo, partes do tecido do rosto dele iam saindo nas minhas mãos” (Entrevista 24, Enfermeira) “Foi uma paciente com carcinoma de cavidade oral (...) gigante, ulcerada, que sangrava muito. (...) o esposo me mostrou as fotos dela, de poucos meses atrás, e era uma incrível DESFIGURAÇÃO, isso me comoveu muito (...), principalmente pela velocidade...” (Entrevista 22, Médica) |
Paciente bonzinho |
Paciente que não reclama de nada e somente agradece, inclusive em situações de intenso desconforto ou sofrimento |
“Ele era muito tranquilo (...), muito bonzinho e isso até pesa mais, você pensa: ‘o garoto não reclama de nada, pra ele tá tudo bom, agradece o tempo todo’ (...) e você se pergunta: ‘por que está sofrendo isso?’” (Entrevista 23, Enfermeira) “Foi um paciente (...) muito, muito simpático, atencioso, (...) e eu me apeguei a ele, envolvia todo mundo, não tinha como não se envolver. (...) mas ele foi evoluindo, [e com a] piora do quadro, acabou vindo a óbito comigo. (...) nesse dia ele ficou pedindo muito resgate [dose extra] de morfina e de [sedativo], porque ele tava muito dispneico, cansado. E toda vez que ele pedia, ele pedia desculpa porque tava incomodando. E aí aquilo me incomodou muito, entendeu?” (Entrevista 30, Técnica em Enfermagem) |
Violência contra a equipe |
Insultos verbais ou agressões físicas sofridas pelos profissionais de saúde |
“A gente estava [fazendo procedimento] na paciente super grave e a filha olhando pra mim, ela dizia: ‘Eu conheço gente do seu tipo, você não vale nada’. E, assim, eu realmente não entendi, porque eu não fiz expressão nenhuma, a gente não falou nada, porque a gente estava mesmo calada. E ela começou a gritar, assim, ela descompensou total e eu sem saber o que fazer” (Entrevista 3, Técnica em Enfermagem) “Eu fui fazer os cuidados do paciente (...) e, a filha dele (...): ‘O que você está fazendo no meu pai? Que medicação é essa?’. Só que a forma que ela me abordou, eu não gostei, achei muito grosseira. (...) Eu já tinha terminado, e falei: ‘No momento eu não estou fazendo nenhuma medicação, quando eu terminar [o procedimento], eu vou te falar (...) e [a acompanhante]: ‘Você é muito mal-educada porque eu te perguntei e você não me respondeu’. (...) eu virei pra ela e falei (...): ‘Eu não vou fazer a medicação do seu pai, vou pedir pra vir outra pessoa fazer’ (...) Ela continuou QUESTIONANDO por que eu não quis responder e sai (...), nisso, ela voltou tirando minha foto. Eu fui na direção dela, também bem alterada, falei (...): ‘Você não pode tirar minha foto, então você APAGA minha foto AGORA!’. Então, no que eu fui pra cima dela, eu acho que ela pensou que eu ia tomar o celular dela, ela jogou o celular pra trás e me mordeu” (Entrevista 9, Técnica em Enfermagem) |
Falta de apoio |
Banalização do sofrimento do profissional que presta o cuidado de uma situação difícil, por parte da equipe/chefia |
“Na época, tinha um mês que meu pai tinha falecido, então eu já estava EXTREMAMENTE sensível. (...), eu falei com a chefia, mas elas falaram que eu estava sensível demais por causa do meu pai. Mas não foi só isso! mesmo que não fosse meu pai, (...) porque foi uma morte HORRÍVEL, entendeu? (...) E elas [a chefia] não se importaram: ‘Ah, você está assim por causa do seu pai’. E não era só isso! Isso TAMBÉM, isso influenciou, mas não foi só isso’” (Entrevista 7, Enfermeira) |
Trabalho cotidiano com a morte |
Trabalho exclusivo com cuidados ao fim de vida, tendo que presenciar episódios de morte quase diariamente |
“A situação difícil, pra mim, foi um escalonamento: ‘não vai parar?’ (...) em 24 horas eu vi três pessoas morrerem de forma sofrida. (...) A situação difícil foi a complexidade de um plantão no qual três pacientes morreram em agonia. A simultaneidade e constância dos acontecimentos, intensificou a situação difícil” (Entrevista 23, Enfermeira) “Um paciente foi a óbito e eu preparei o corpo e quando olho para o lado, o outro paciente tinha falecido. De novo, todo aquele trâmite (...). Quando eu vi aqueles dois corpos, naquele saco preto, eu parei no meio daquele quarto, sozinha, fiquei olhando e me peguei falando: ‘Meu Deus do céu! Será que é só isso que vou fazer da minha vida… ficar preparando corpo?” (Entrevista 10, Técnica em Enfermagem) |
Tentativa de suicídio do paciente |
Presenciar o paciente atentar contra a própria vida |
“Quando tentou tirar a própria vida, foi uma cena que me marcou bastante. (...) ele estava há algum tempo internado, já tinha ocorrido alguns óbitos ao lado dele e no terceiro óbito (...), foi o momento que deu uma surtada (...) ele pegou o acesso do soro e colocou em volta do pescoço e fez movimentos de tentar se enforcar...” (Entrevista 17, Assistente social) |