EDITORIAL
A revista Ciência e Tecnologia de Alimentos (C&TA) é o mais tradicional e importante periódico científico brasileiro voltado para a publicação de trabalhos inéditos de qualidade nos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia de Alimentos e áreas correlatas
A revista foi criada há mais de 20 anos, goza de prestígio perante os órgãos de fomento nacionais e se encontra indexada junto às bases da FSTA (Food Science & Technology Abstracts), CAB International, CA, Peri e SCIELO. Em 2001,quando a Revista entra no seu volume 21, inicia-se um processo, longo e cuidadoso, para atingir a sua internacionalização e indexação no Current Contents (SIS).
É importante que, tanto autores atuais como futuros, saibam do significado das características de uma revista científica de qualidade internacional. Dentre elas, destacam - se três: Apelo Internacional, Índice de Impacto e Pontualidade. Essas três características são difíceis de se atingir e estão intimamente interligadas. De forma muito breve, o apelo internacional é dado pela contribuição à geração do conhecimento, proporcionado pelos artigos publicados na revista. Fatos novos, relevantes, típicos ou únicos sobre nossas matérias-primas, produtos ou tecnologias, por exemplo, despertam o interesse do leitor de outros países e fazem com que as nossas publicações sejam consultadas e citadas. O Índice de Impacto é o indicador usado para mensurar a qualidade da revista, tanto pelos órgãos de fomento externos como brasileiros. É definido como a relação aritmética entre o número de citações atingidas por uma revista, num determinado ano, e o número de artigos publicados pela mesma durante esse período. A abertura da revista para trabalhos de qualidade de autores internacionais é uma das formas de melhorar esse indicador, pois dessa forma a tendência da revista ser citada cresce, seu prestígio se amplia e, consequentemente, o número de artigos submetidos para publicação aumenta, independente do país de origem. A Pontualidade na Publicação dos números da revista é condição não negociável imposta pelos organismos de indexação mais importantes. Cabe esclarecer que pontualidade tem sido sacrificada em função da quantidade de artigos publicados em cada número da revista. Futuramente, esse critério, assim como outros que comprometem a qualidade almejada para o periódico, deverão ser abandonados.
Duas são as principais reformas que se fazem necessárias para poder implementar o novo salto em qualidade da revista C&TA. A primeira está relacionada com as normas a serem seguidas pelos autores dos trabalhos e, a segunda, refere-se a uma reestruturação nos procedimentos do processo de revisão por relatores externos. Por força da multidisciplinaridade da área e da, cada vez maior densidade científica dos artigos, a nova gestão da Sociedade aprovou a criação de uma Comissão Editorial, composta pelo Diretor de Publicações, que a preside, de mais dois Diretores e conta com o apoio logístico de outro Diretor. A reestruturação dos procedimentos de revisão dos artigos está baseada na participação efetiva do Corpo Editorial, composto por pesquisadores de destaque nas várias áreas da ciência e tecnologia dos alimentos, do pais e do exterior. Essa participação envolve pareceres sucintos sobre o escopo do artigo, sua aderência à área, e a indicação de revisores que tenham condições de realizar uma análise detalhada do artigo. A nova sistemática está prevista para entrar em operação em janeiro de 2002. Os trabalhos enviados para publicação até o final de 2001, entretanto, continuarão a ser analisados dentro dos procedimentos atuais e na forma de Artigos ou Comunicações, contendo contribuições científicas ou tecnológicas originais, em português, inglês ou espanhol e observando-se ainda as disposições normativas em vigor.
Nelcindo Nascimento Terra
Presidente
César Francisco Ciacco
Diretor de Publicações
Abril 2001
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
31 Ago 2001 -
Data do Fascículo
Jan 2001