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Preferências dos consumidores aos alimentos geneticamente modificados de origem animal e vegetal no Chile

Com base no debate gerado pelos alimentos geneticamente modificados (GM), tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, a partir do uso da conjoint analysis, o objetivo foi avaliar a importância dos fatores determinantes na preferência de alimentos GM pelos consumidores das cidades de Temuco e Talca, zona Centro-Sul do Chile, e a existência de diferentes segmentos de mercado, mediante uma enquete a 800 pessoas. Utilizando conjoint analysis, se determinou, em geral, que a existência de modificação genética foi mais importante que a marca e o preço na decisão de compra de ambos os alimentos. Mediante análise cluster, se distinguiram três segmentos, o mais numeroso (51,4%) deu leve maior importância à marca e preferiu leite e molho de tomate geneticamente modificado. O segundo grupo (41,0%) deu maior importância à existência de manipulação genética e mostrou preferência por ambos os alimentos sem manipulação genética. O segmento minoritário (7,6%) valorou em maior medida o preço e preferiu leite e molho de tomate sem manipulação genética. Os três segmentos rejeitam o produto com marca própria e preferem pagar o menor preço em ambos os alimentos. Os resultados são discutidos em relação a estudos realizados em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

alimentos geneticamente modificados; leite; molho de tomates; análise conjunto; análise cluster


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