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O Mercado da Soja no Sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma Análise das Relações entre Produtores Rurais e Empresas a partir da Sociologia Econômica* * Este artigo é resultado da minha tese de doutorado (Wesz Jr., 2014) defendida no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Gostaria de agradecer à orientação do prof. Dr. Sergio Pereira Leite e à bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Também agradeço aos avaliadores anônimos da DADOS - Revista de Ciências Sociais, que contribuíram na qualificação do trabalho.

The Soybean Market in the Southeast of Mato Grosso (Brazil): an Analysis of the Relations Between Farmers and Companies from the Economic Sociology Point of View

Le Marché du Soja au Sud-Est du Mato Grosso (Brésil): une Analyse des Relations entre des Agriculteurs et des Entreprises, Selon la Sociologie Économique.

El Mercado de la Soya en el Sudeste de Mato Grosso (Brasil): un Análisis de las Relaciones entre Productores Rurales y Empresas a Partir de la Sociología Económica

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc.

mercado da soja; relações de troca; sociologia econômica; Mato Grosso

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