Acessibilidade / Reportar erro

A Formação da Classe Média Rural: A Política de Colonização da Ditadura Empresarial-Militar* * Uma versão prévia desse trabalho foi apresentada no 9o Encontro da Rede de Estudos Rurais (Brito, 2021).

The Making of Rural Middle Class: The Colonization Policy of the Corporate-Military Dictatorship

La Formation de la Classe Moyenne Rurale : La Politique de Colonisation de la Dictature Entreprise-Militaire

La Formación de la Clase Media Rural: La Política de Colonización de la Dictadura Militar-Empresarial

Resumo

A política de colonização interna no Brasil pós-Independência foi continuamente acionada e transformada ao longo dos séculos XIX e XX a fim de controlar populações insubmissas e territórios. A partir da análise bibliográfica e documental de um conjunto de projetos e experiências de colonização foi possível reconstruir o quadro interpretativo desta política, dando ênfase ao período da ditadura empresarial-militar e ao seu sentido de transformação do campesinato em classe média rural. Buscou-se identificar os principais elementos que constituem esse estrato, suas características e expectativas com base no conjunto de valores, interesses e pressupostos do complexo tecno-empresarial-militar a partir da política de colonização em sua formação. As continuidades e reconfigurações desta política nos permitem afirmar que colonizar é o verbo oculto do tratamento dado à questão agrária nacional.

questão agrária; política de colonização; reforma agrária; Ditadura Empresarial-Militar; classe média rural

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br