Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo do gênero abstract na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da(s) área(s)

A study of abstracts in anthropology: the heterogeneity within the field(s)

RESUMO

Este artigo analisa a constituição do gênero abstract de artigos de pesquisa em suas características retóricas e linguísticas na disciplina de Antropologia em um corpus de 24 abstracts, retirados de dois periódicos Qualis A1. O modelo de movimentos retóricos proposto por Gil (2011)GIL, Beatriz. 2011. Comparação entre resumos e seus respectivos abstracts publicados em revistas brasileiras sobre Tradução. Relatório de Iniciação Científica. São José do Rio Preto: Fapesp. e os conceitos de stance, hedges e boosters (cf.: Hyland 1998HYLAND, Ken. 1998. Boosting, hedging and the negotiation of academic knowledge. Text-Interdisciplinary Journal for the Study of the Discourse. 18(3): 349-382., 2002______. 2002. Directives: Argument and Engagement in Academic Writing. Applied Linguistics. 23(2): 215-239., 2011______. 2011. Disciplines and Discourse: Social Interactions in Construction of Knowledge. In: STARKE-MYERRING, Doreen, et al (Ed.) Writing in knowledge societies. Perspectives on Writings. Fort Collins, Colorado: The WAC Clearinghouse and Parlor Press: 193-214.) foram usados. Mesmo sendo da mesma área, os periódicos são frutos de fazeres de pesquisa múltiplos, ou seja, as disciplinas e as fronteiras ocupadas pelas pesquisas são determinantes na constituição desses gêneros, o que corrobora a noção de tipificação (cf.: Bazerman 2006BAZERMAN, Charles. 2006. Gênero, agência e escrita. In: HOFFNAGEL, Judith C.; DIONISIO, Angela Paiva (Trad./Org.). São Paulo: Cortez., 2009______. 2009. Gêneros textuais: tipificação e interação. 3. ed. São Paulo: Cortez.).

Palavras-chave:
Gênero resumo; Stance; Hedges; Boosters

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br