RESUMO
Este estudo dedica-se a discutir a construção de gêneros da família das estórias produzidas por escolares sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, inspirados em estudos de Halliday e Matthiessen (2004)HALLIDAY, M.A.K & MATTHIESSEN, C. M. I.M. 2004. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold Publishers., Chirstie (2005)CHRISTIE, F. 2005. Language education in the primary years. Unswpress.sydney, Austrália., Martin e Rose (2008)_____; _____. 2008. Genre Relations: mapping culture. London. e Rose e Martin (2012)_____; MARTIN, J. R. 2012. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox.. Mais especificamente, objetiva analisar o Relato e a Narrativa no intuito de compreender a organização desses gêneros em etapas e sua relação com as escolhas linguísticas. O foco de análise encontra-se nas etapas de Relatos e Narrativas, articuladas a critérios formais e funcionais. Os critérios formais dizem algo sobre recursos linguísticos utilizados no gênero e os funcionais revelam como os usuários se apropriam de recursos linguísticos e alcançam o propósito global do texto. Nessa perspectiva, o gênero de um texto é identificado como a sequência de etapas ou passos funcionais distintos por meio dos quais o texto se desenvolve. Os resultados demonstram que as etapas de gêneros da família das estórias variam de acordo com o propósito e o contexto de cultura do aprendiz e influenciam nas escolhas linguísticas - lexicais e gramaticais.
Palavras-chave:
Gêneros da família estória; Organização em etapas; Escolhas linguísticas