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Aprendizagem de línguas em regime de teletandem em um contexto tecnológico de educação: interações entre alunos brasileiros e alemães

RESUMO

Este trabalho apresenta dados de um estudo realizado com estudantes universitários brasileiros - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, Campus Goiânia, Goiás, que queriam aprender Inglês e estudantes universitários alemães - da Universidade de Worms, na Alemanha - que desejavam aprender Português. A comunicação bilíngue intercultural foi realizada no segundo semestre de 2010 e envolveu discussões sobre questões ambientais. A adoção de uma perspectiva qualitativa na análise dos dados foi obtida a partir de sessões de conversação através de um software de webconferência conhecido como Openmeetings, de e-mails e de atividades escritas desenvolvidas pelos alunos. Os dados foram analisados com base na teoria sociocultural. Entre as conclusões a que chegamos, observamos que os participantes utilizaram recursos do software para lhes auxiliar no processo de aprendizagem das línguas, discutiram temas relativos à ciência ambiental, bem como a assuntos relacionados à sua vida pessoal e acadêmica. Quanto às línguas utilizadas, os participantes usaram inglês durante as sessões de teletandem como língua de ancoragem para auxiliar seus parceiros na aprendizagem do próprio inglês e do português, bem como introduziram a língua alemã nas sessões de interação.

Palavras-chave:
Aprendizagem de línguas; Teletandem; Temas sobre o meio ambiente; Aprendizagem colaborativa

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