Acessibilidade / Reportar erro

Aquisição da escrita argumentativa: a ressignificação do discurso do outro pela ilusão da argumentação

Argumentative writing acquisition: resignification of the other’s discourse through the illusion of argumentation

RESUMO

Neste trabalho, buscamos pistas da circulação de sujeitos do segundo ciclo do Ensino Fundamental pelo imaginário sobre a (sua) escrita em uma tradição discursiva de natureza argumentativa. Para tanto, elegemos os mecanismos de junção como lugar privilegiado de análise, à luz de uma orientação teórico-metodológica que assume a constituição heterogênea da escrita, concebe tais mecanismos como aspectos sintomáticos de tradições discursivas, entendidas como matéria e produto da linguagem, e como rastros da movimentação do sujeito na textualização. Os resultados revelam, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa: (i) a regularidade de uma estratégia argumentativa singular nos textos investigados, pautada na antecipação e refutação de argumentos do outro, a partir de sua incorporação e ressignificação via encadeamentos argumentativos causais e contrastivos, que indiciam a ilusão da argumentação; e (ii) a pertinência da consideração das tradições discursivas para a observação relacionada à complexidade crescente de aspectos semânticos das técnicas juntivas em espaços de junção que marcam, concomitantemente, o particular e o geral da singularidade histórica.

Palavras-chave:
escrita; mecanismos de junção; tradição discursiva; heterogeneidade da escrita; argumentação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br