RESUMO
A reflexão metalinguística (RM), entendida como a capacidade de prestar atenção consciente à linguagem, pode ajudar o escritor na textualização. Em gêneros disciplinares, cuja produção é exigente, ter evidências de fatores que facilitem sua construção é um aspecto fundamental. No entanto, são necessários mais estudos para entender as características da RM e a relação com os textos escritos por alunos em gêneros disciplinares. Este estudo analisa a relação entre o RM e a qualidade das explicações científicas escritas por 359 alunos do 4º ano do ensino fundamental em duas unidades didáticas. Caracterizamos o desempenho do RM em cinco dimensões (discursiva, textual, gramatical, léxicosemântica e conceitual). Os modelos de regressão mostraram que o desempenho do RM prevê a qualidade das explicações, com uma contribuição diferente por dimensão e unidade de ensino. Além disso, o desempenho na dimensão conceitual da unidade 1 previu significativamente a qualidade das explicações da unidade 2. Nosso estudo mostra que o RM é uma variável associada à construção textual que recomendamos que seja aprimorada em futuras propostas de instrução.
Palavras-chave:
reflexão metalinguística; redação disciplinar; explicações científicas; qualidade da redação