Acessibilidade / Reportar erro

Escrever desde dentro: como ocorre o aprendizado da escrita em um currículo de Comunicação Social

RESUMO

O objetivo deste artigo é caracterizar como a escrita é ensinada e integrada em um programa de graduação em Estudos de Comunicação de uma universidade privada na Colômbia. A relevância desta tarefa está ligada ao papel crucial que a escrita desempenha na academia como facilitadora da aprendizagem que permite aos alunos pensarem e se comunicarem como especialistas nas suas disciplinas (Ávila Reyes et al., 2021Ávila Reyes, N., Navarro, F., & Tapia-Ladino, M. (2021). “My abilities were pretty mediocre”: Challenging deficit discourses in expanding higher education systems. Journal of Diversity in Higher Education, 16(6), 723-733. https://doi.org/10.1037/dhe0000366
https://doi.org/https://doi.org/10.1037/...
; Navarro et al., 2022Navarro, F., Montes, S., & Álvarez, M. (2022). How do students write in engineering and the humanities? Intertextuality and metadiscourse in undergraduate dissertations written in Spanish. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, 90, 35-46. https://doi.org/10.5209/clac.81305
https://doi.org/https://doi.org/10.5209/...
, Thompson et al., 2021Thompson, R.J., Finkenstaedt-Quinn, S.A., Shultz, G., Gere, A.R., Schmid, L., Dowd, J.E., Mburi, M., Schiff, L.A., Flash, P., & Reynolds, J.A. (2021). How faculty discipline and beliefs influence instructional uses of writing in STEM undergraduate courses at research-intensive universities. Journal of Writing Research , 12(3), 625-656. https://doi.org/10.17239/jowr2021.12.03.04
https://doi.org/https://doi.org/10.17239...
). Para realizar este projeto, todos os docentes foram entrevistados e solicitados a compartilharem os materiais que utilizam para apoiar e avaliar a escrita dos alunos; informação esta que foi posteriormente contrastada com a percepção de um grupo de ex-alunos entrevistados. Os resultados obtidos fornecem uma perspectiva esclarecedora sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem da escrita em um curso de graduação. Esta caracterização visa alinhar-se com as expectativas de professores e ex-alunos em relação ao papel da escrita em sua disciplina, lançando luz sobre as complexidades do ensino, da aprendizagem e da aplicação de habilidades de escrita em contextos acadêmicos e profissionais.

Palavras-chave:
redação acadêmica; currículo; ensino superior; estudos de comunicação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br