Acessibilidade / Reportar erro

Análise de gêneros discursivos: uma revisão das escolas e tendências desde John Swales até os dias atuais

RESUMO

Objetivo:

identificar e descrever as escolas de análise de gêneros discursivos que têm sido úteis para programas de ensino de leitura e escrita acadêmica.

Metodologia:

uma revisão documental foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo e do protocolo What Work Clearinghouse (WWC). Os autores analisaram livros e artigos científicos que discutem o assunto desde o final do século XX até o presente. As categorias de análise foram: bases epistemológicas, características e abordagens metodológicas propostas por cada escola.

Resultados:

Os autores identificaram e descreveram sete escolas, desde as pioneiras até as consideradas emergentes.

Conclusões:

Embora as escolas sejam diferentes, todas são orientadas para o conhecimento e o domínio dos gêneros discursivos, e as convergências entre elas fazem com que sua escolha não seja exclusiva. Portanto, os profissionais podem assumir uma posição eclética de acordo com os objetivos de seus cursos.

Palavras-chave:
análise de gêneros; redação acadêmica; comunidades discursivas; gêneros discursivos; ensino baseado em gêneros

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br