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Formação de professores no contexto pandêmico: reconfigurações do agir docente por alunos de graduação no estágio supervisionado no ensino remoto emergencial

Teacher’ formation in the pandemic context: reconfigurations of teaching act by undergraduate students in supervised traineeship in emergency remote education

RESUMO

Tematizamos neste artigo ações de formação de professores, mais especificamente o estágio supervisionado, no contexto do ensino remoto emergencial decorrente da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nosso objetivo é compreender como os alunos-estagiários (re)configuram as (suas) práticas docentes no estágio supervisionado na modalidade do ensino remoto emergencial, tanto na fase de observação quanto de regência. Para isso, obtivemos cinco relatórios de estágio de alunos de graduação em Letras (Língua Inglesa), analisados mediante abordagem qualitativo-interpretativista. Como fundamentação teórica, situamo-nos, de modo mais abrangente, no campo da Linguística Aplicada e, especificamente, em reflexões sobre trabalho docente e seus elementos constitutivos, na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam entraves na interação entre professores formadores, professores preceptores, estagiários e estudantes da educação básica, tanto devido à carência de recursos tecnológicos, quanto às dificuldades de professores e estagiários de construírem meios e disponibilizar artefatos que possam se constituir instrumentos de aprendizagem. Esse cenário, portanto, evidencia a complexidade e as dificuldades do ensino remoto emergencial no processo de formação e de atuação docente de alunos no contexto do estágio supervisionado.

Palavras-chave:
trabalho docente; ensino remoto emergencial; estágio supervisionado; relatório de estágio

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