RESUMO
Este artigo enfrenta o desafio de analisar textos pelo prisma da metáfora gramatical. Realiza esta tarefa ideacional pela perspectiva de trabalho recente sobre campo (Doran & Martin, no prDORAN, Y. J. & MARTIN, J. R. (in press.). Field relations: understanding scientific explanations. In: Maton, K.; Martin, J. R. & Doran, Y. J. (Eds.).Teaching Science: Knowledge, Language, Pedagogy. London: Routledge . elo) e semântica discursiva (Hao 2020aHAO, J. 2020a. Analysing Scientific Discourse From a Systemic Functional Linguistic Perspective: A Framework for Exploring Knowledge-building in Biology. London: Routledge .). Ao enfrentar tal desafio, destaca os benefícios de se adotar a perspectiva da metáfora gramatical lógica e experiencial (Hao 2020bHAO, J. 2020b. ‘Nominalisations in scientific English: a tristratal perspective.’ Functions of Language 27.3. (in press).) ? trazendo três dos estratos mais relevantes (isto é, campo, semântica discursiva e lexicogramática) para o debate.
Palavras-chave:
metáfora gramatical; semântica ideacional; campo; construção de conhecimento