RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir usos e práticas de linguagem que promoveram a participação e a interação colaborativa entre estudantes de graduação em plataforma usada para a educação online. As práticas de aprendizagem se realizaram no contexto de uma disciplina de morfossintaxe do francês para a graduação em Letras Francês da Universidade de Brasília, durante o período de ensino remoto decorrente do cenário da pandemia em 2020. Apoiadas nas noções de mediação pelo texto e de aprendizagem/interação colaborativa (WARSCHAUER, 1997Warschauer, M. (1997). Computer-mediated collaborative learning: theory and practice. The Modern Language Journal, 81(4), 470-481. Special Issue: Interaction, Collaboration, and Cooperation: Learning Languages and Preparing Language Teachers. https://doi.org/10.2307/328890. Acesso em 22 jul. 2021.
https://doi.org/10.2307/328890...
; ZOUROU, 2007Zourou, K. (2007). Paradigme(s) émergent(s) autour des apprentissages collectifs médiatisés en langues, Alsic, 10 (2), 3-26. DOI: DOI: https://doi.org/10.4000/alsic.688 . Acesso: 04 ago. 2021.
https://doi.org/10.4000/alsic.688...
; BRAGA, 2013_____. (2013). Ambientes digitais: Reflexões teóricas e práticas. São Paulo: Cortez.), as práticas tiveram por objetivo proporcionar uma aprendizagem da língua e sobre a língua francesa tomando como recurso textual de reflexão o próprio material linguístico-discursivo construído pelos estudantes em suas interações no ambiente online. Narrativas dos estudantes indicam que a perspectiva da educação online adotada favorece o enfoque pedagógico na negociação de sentidos colaborativamente, ao mesmo tempo que abre espaço a um trabalho crítico sobre a linguagem e os processos de elaboração de sentidos em ambientes online.
Palavras-chave:
interação colaborativa; educação em línguas; tecnologia digital, mediação docente