Acessibilidade / Reportar erro

Um panorama de cursos de mediação em Teletandem para a formação de professores

RESUMO

Este artigo busca investigar práticas de formação de professores no contexto do projeto Teletandem Brasil (Vassallo & Telles, 2006VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. 2006. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The ESPecialist (PUC-SP) , 27(1), pp. 83-118.). Por meio de ferramentas de webconferência, o projeto emparelha estudantes universitários brasileiros que aprendem uma língua estrangeira com estudantes universitários estrangeiros que aprendem português. As parcerias são apoiadas por sessões de mediação conduzidas por professores e pesquisadores do projeto Teletandem. Neste artigo, apresentamos alguns conceitos teóricos relacionados à telecolaboração (Belz, 2003BELZ, A. J. 2003. Linguistic Perspectives on the Development of Intercultural Competence in Telecollaboration. Language Learning & Technology, 7(2), pp. 68-117.; O’Dowd, 2007O’DOWD, R. (Ed.). 2007. On-line intercultural exchange: A practical introduction for foreign language teachers. Multilingual Matters.; 2018______. 2018. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, 1, pp. 1-23. Research-publishing.net. https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1
https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve....
), além de fazer uma descrição e comparação detalhadas de quatro edições de cursos para mediadores de teletandem, organizadas por pesquisadores do projeto. Os resultados da análise podem fornecer alternativas para a formação de professores em um contexto de crescentes conexões transculturais.

Palavras-chave:
Teletandem; Mediação; Formação de professores; Elaboração de cursos

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br