Acessibilidade / Reportar erro

Apreensão e Emergência de Gêneros Acadêmicos: o trabalho final do PROFLETRAS

Uptake and the Emergence of Academic Genres: the PROFLETRAS’ master thesis

RESUMO

A relação entre os gêneros em sistemas de atividades é uma premissa das teorias de gênero de base retórica e sociológica. Neste trabalho, sob a orientação dos Estudos Retóricos de Gênero, adota-se o conceito de apreensão (uptake) como categoria para a investigação da emergência do Trabalho de Conclusão Final (TCF) do PROFLETRAS na relação com os gêneros que lhe antecedem. Com o objetivo de explorar o processo de uptake envolvido na construção do TCF, examinam-se, no estudo, tanto a organização estrutural dos primeiros trabalhos produzidos no Programa, à luz de gêneros antecedentes como a dissertação de mestrado acadêmica e diretrizes institucionais que orientaram sua produção, como a percepção de egressos sobre o desafio de escrever no gênero. Os resultados sugerem a emergência de um novo gênero acadêmico associado, porém não idêntico, à dissertação de mestrado tradicional.

Palavras-chave:
Gêneros acadêmicos; apreensão; gêneros antecedentes; emergência de gêneros

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br