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Práticas inclusivas e políticas nos cursos de formação inicial de professores de línguas

RESUMO

A legislação vigente que normatiza a Educação Básica no Brasil (Brasil, 2013) e a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nas escolas regulares (Brasil, 2015) provoca uma reflexão sobre os discursos e as ações no âmbito da formação de professores de línguas. Observamos que a concretização de práticas inclusivas nas escolas brasileiras tem se apresentado como um processo moroso, pois implica não apenas mudanças nas políticas públicas, mas, sobretudo, transformações de várias ordens nos contextos educativos. Considerando o amplo espectro das necessidades educacionais específicas dos alunos, haja vista os inúmeros tipos de patologias e suas nuances, pautamo-nos no pressuposto de que só uma formação calcada no pensar crítico, autônomo e informado (Celani, 2010) possibilitará ao professor criar espaços que sejam propícios a uma sala de fato inclusiva. Parece importante ressaltar que nossa compreensão das práticas inclusivas está relacionada ao processo de identificação e reflexão sobre quais mudanças socioafetivas, éticas e pedagógicas são necessárias e não apenas prover mudanças arquitetônicas e de acessibilidade. Contudo, essa perspectiva ainda requer debates acerca da formação de professores de línguas em nosso país. Neste artigo, discutimos práticas inclusivas, ações e pesquisas desenvolvidas em três universidades brasileiras (Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal da Paraíba). Nosso objetivo é analisar como a temática da inclusão tem sido ou pode ser incorporada aos projetos pedagógicos, à prática docente e/ou aos projetos individuais de professores-formadores nas instituições mencionadas neste texto.

Palavras-chave:
políticas públicas; práticas inclusivas; necessidades educacionais específicas; formação de professores de línguas

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