Acessibilidade / Reportar erro

As abordagens-metodológicas de ensino de língua estrangeira no aplicativo Duolingo 1 1 Este artigo é resultante de um trabalho de Mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Foreign Language teaching methodological approaches using the Duolingo application

RESUMO

O campo de estudos da Educação Linguística e Linguística Aplicada tem se debruçado, frequentemente, sobre a temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e dos processos de ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE). Diante desse contexto, neste trabalho tomamos como objeto de estudo o aplicativo Duolingo, uma plataforma disponibilizada gratuitamente para a aprendizagem de LE. Nosso escopo recai sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na sua versão de aplicativo para Android. Nesse sentido, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado (Sataka, 2019Sataka, M. M. (2019). Análise do aplicativo Duolingo para aprendizagem de língua espanhola - uma pesquisa narrativa. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista [UNESP], Araraquara/SP, Brasil. http://hdl.handle.net/11449/181998.
http://hdl.handle.net/11449/181998...
), que teve como um dos objetivos compreender a(s) abordagem-metodológica(s) de ensino de línguas que subjaz(em) no aplicativo Duolingo. O arcabouço teórico que nos fundamenta teoricamente são os trabalhos sobre as TDICs na Educação e aprendizagem móvel (Boll, Ramos & Real, 2018Boll, C. I., Ramos, W. M., & Real, L. C. (2018). Aprendizagem móvel. In Mill, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a distância. Campinas: Papirus, p. 41-43.; entre outros) e as abordagens-metodológicas de ensino de línguas (Larsen-Freeman, 2000Larsen-Freeman, D. (2000). Techniques and Principles in Language Teaching. 2.ed. Oxford: Oxford University Press.; entre outros). A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa e partiu das experiências de uso do aplicativo pela própria pesquisadora. As análises demonstraram que são, essencialmente, duas abordagens-metodológicas predominantes no aplicativo, a saber, gramática-tradução e método audiolingual. Ainda assim, concluímos que não se trata apenas da aplicação de antigas perspectivas teórico-metodológicas em uma nova proposta de aprendizagem, pois, no Duolingo, desvelam-se aspectos sociais, culturais e psicocognitivos contemporâneos.

Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de LE; Duolingo; Abordagens-metodológicas de ensino de línguas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br