Este artigo investiga e contrasta colocações recorrentes de advérbios de intensidade entre um corpus composto por textos produzidos em inglês como L2 - o Corpus Internacional de Inglês de Aprendizes - ICLE (Granger, 1993) e o corpus de transcrições de fala de inglês acadêmico da Universidade de Michigan - MICASE (Simpson et al., 2002). O artigo busca demonstrar que a recorrência de tais colocações constitui uma parte importante do repertório lingüístico de falantes e escritores e que, assim, pode fornecer uma amostra do léxico dessas populações. De forma geral, os resultados indicam que há uma grande predominância de amplificadores sobre maximizadores e que um número reduzido de maximizadores e amplificadores são utilizados em combinações recorrentes. Além disso, a análise revelou que maximizadores tendem a intensificar palavras não escalares enquanto amplificadores tendem a intensificar palavras escalares e que o uso excessivo de advérbios de intensidade por parte dos aprendizes de L2 parece estar associado a um estilo coloquial e um tom exagerado que são freqüentemente considerados inapropriados em textos acadêmicos formais.
Advérbios de Intensidade; Colocação; Maximizadores; Amplificadores; Escrita Acadêmica em L2; Discurso Acadêmico Oral