Acessibilidade / Reportar erro

Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte

Multimodality in the Brazilian context: the state of the art

RESUMO

Neste trabalho, lançamos um olhar panorâmico sobre contribuições e os desdobramentos da Abordagem da Multimodalidade nas pesquisas no contexto brasileiro. No primeiro momento, centramos o diálogo nas postulações de Kress (2010______. 2010. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge.); Kress e van Leeuwen (2001KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. 2001. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold.); Bezemer e Kress (2016BEZEMER, J.; KRESS, G. 2016. The Textbook in a Changing Multimodal Landscape. In: KLUG, N.; STÖCKL, H. (Ed.) Handbuch Sprache im multimodalen Kontext. Berlin, Boston: De Gruyter. p. 476-498.), para compreender a paisagem semiótica. No segundo momento, descrevemos como essa perspectiva tem se colocado no cenário brasileiro, trazendo contribuições para o desenvolvimento de pesquisas. A parte quantitativa deste artigo utilizou as plataformas de busca, como Google Acadêmico e o banco de dados virtual CAPES - Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior.

Palavras-chave:
Abordagem multimodal; Semiótica Social; contexto brasileiro

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br