Atividade n° 3 da Seção 1 |
3) Relacionar os adjetivos (características psicológicas) aos personagens do texto apresentado na mesma seção. |
Adjetivos |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividade n° 4 da Seção 3 |
4) Relacionar as frases (contendo características físicas e psicológicas) aos personagens de diversas historias em quadrinhos. |
Adjetivos |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividade n° 5 da Seção 3 |
5) Relacionar as frases (contendo características físicas e psicológicas) aos personagens de diversas historias em quadrinhos. |
Adjetivos |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividades n° 1, 2, 3, 4, 5 da Seção 7 |
1) Copiar dos textos já lidos as palavras que representam “barulho” e explicá-Ias. |
Onomatopeias |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
2) Ler o quadro com as explicações sobre onomatopeia. |
Onomatopeias |
Atividade metalinguística |
Gramática teórica |
3) Assistir ao animated cartoon sobre onomatopeia e explicar o seu conteúdo a um colega. |
Onomatopeias |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
4) a) Escrever as onomatopeias do animated cartoon e dar os seus significados. b) Escrever uma história usando somente onomatopeias. |
Onomatopeias |
a) Atividade epilinguística b) Atividade linguística |
Gramática reflexiva e Gramática de uso |
5) Pesquisar onomatopeias em outros textos que não os apresentados no material. |
Onomatopeias |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividades n° 6 e 7 da Seção 9 |
6) Ler o texto informativo sobre voluntariado e responder a questões de compreensão voltadas ao tema. |
Léxico relacionado ao tema. |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
7) Ler a comic strip sobre voluntariado e responder às questões de compreensão voltadas ao tema. |
Léxico relacionado ao tema. |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividade n° 3 da Seção 12 |
3) Ler os textos informativos sobre os sites onde os political cartoons foram publicados e responder às questões sobre seus produtores. |
Vozes (personagens, autor, narrador). |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
Atividades n° 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11 da Seção 14 |
3) Ler a explicação sobre os usos de Excuse me / l'm sorry erelacionar seus significados aos textos lidos. |
Expressões idiomáticas |
Atividade metalinguística |
Gramática teórica |
4) Reler os political cartoons e identificar os referentes do pronome this. |
Anáforas pronominal e nominal |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
5) Ler a comic strip eresponder às questões de compreensão sobre o tema voluntariado. |
Figuras de linguagem |
Atividade epilinguística |
Gramática reflexiva |
6) Ler a explicação sobre a figura de linguagem "ironia" e explicar se houve ironia na comic strip lida no exercício 5. |
Figuras de linguagem |
Atividade metalinguística e Atividade epilinguística |
Gramática teórica e Gramática reflexiva |
7) Ler a comic strip e a explicação sobre a figura de linguagem “personificação” e responder à questão de compreensão. Ler a explicação sobre perso nificação. |
Figuras de linguagem |
Atividade epilinguística e Atividade metalinguística |
Gramática reflexiva e Gramática teórica |
9) Responder a questões sobre o political cartoon lido, enfocando a figura de linguagem "exagero". Desenhar uma personalidade famosa utilizando o "exagero". |
Figuras de linguagem |
Atividade epilinguística e Atividade linguística |
Gramática reflexiva e Gramática de uso |
10) Ler a explicação sobre a figura de linguagem "exagero” e responder às questões relativas ao political cartoon lido na questão 9. |
Figuras de linguagem |
Atividade metalinguística e Atividade epilinguística |
Gramática teórica e Gramática reflexiva |
11) Ler a definição de figuras de linguagem e explicar a importancia de seu uso. |
Figuras de linguagem |
Atividade metalinguística e Atividade epilinguística |
Gramática teórica e Gramática reflexiva |