RESUMO
Este artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999______. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado. São Paulo: EDUC (1a ed. Delachaux et Niestlé, 1997)., 2010BRONCKART, Jean-Paul. 2010. La vie des signes en questions: des textes aux langues et retour. In: Brito, A. M.; Silva, F.; Veloso, J.; Fiéis, A. (Eds.). Textos Seleccionados, XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Porto: APL, p. 11-40.), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001ADAM, Jean-Michel. 2013. Problèmes du texte. Pré publications. Université d’Aarhus. Disponível em: <Disponível em: http://cc.au.dk/fileadmin/dac/Arrangementsfoto/Prepub_no_200_-_nov_2013.pdf
> Acesso em: 11 dez. 2018.
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) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. 2004. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. G. S. Cordeiro e R. Rojo. Campinas, SP: Mercado de Letras.; Dolz e Gagnon 2008______; GAGNON, Roxane. 2008. Le genre du texte, un outil didactique pour développer le langage oral et écrit. Pratiques: 179-198. Disponível em: <http://pratiques.revues.org/1159> Acesso em: 10 fev. 2019.
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; Dolz 2011DOLZ, Joaquim. 2011. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: uma contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem da escrita. Salto para o Futuro 21, (11), 4-9. Disponível em: <Disponível em: https://archive-ouverte.unige.ch/unige:23150
>. Acesso em: 15 fev. 2019.
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). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido.
Palavras-chave:
Plano de texto; Artigo científico; Gêneros acadêmicos; Ensino dos gêneros