(1) Hélio6 Data: 30/03/01 Leitura de Comerciais de TV Dificuldades → No primeiro momento parecia ser difícil [ler os comerciais], no entanto ao analisar os comerciais percebi que não é difícil quando paramos e analisamos tirando as coisas boas e ruins, enfim fazendo críticas. Pontos interessantes → São muitos, pois os comerciais são muito ricos em imagens, cores, sons, personagens, etc... Descobertas → Para analisar e criticar, só basta começar. Novas aprendizagens → aprendi a tirar minhas conclusões, a ver o que é melhor e a rejeitar o que não é bom. Dúvida → No primeiro momento foi: como fazer? Se estava analisando certo ou não.
(2) Sapé Data: 30/03/01 Comentário sobre a atividade de leitura de comerciais de televisão (1ºbimestre) Achei muito interessante aprender a fazer a leitura dos comerciais de TV. Embora já houvesse lido alguma coisa sobre isso, não é a mesma coisa que ter uma aula, com direito a vídeo, uma professora com capacidade de fazer uma dinâmica de grupo e, por sua vez o grupo quase em sua totalidade, participando. Esse estudo certamente vai ter muitos reflexos na minha vida, tanto pessoal quanto profissional porque, se eu já procurava ler nas entrelinhas... tudo o que a gente está começando a fazer, essa análise, de um modo mais metódico, direcionando e até, por que não dizer, científico? (3) Sapé Data: 07/05/01 Atividade: Avaliação [prova do 1º bimestre] e aula de texto do dia anterior (excerto recortado) Acabo de chegar da faculdade, fizemos hoje a prova de Português. Prova longa, como deveria ser, para conseguir cobrar um pouco de cada atividade que desenvolvemos nesses dois meses de aulas. E foram tantas!!! Exausta, faminta, um banho e o alimento, porém, não conseguiram relaxar-me. Olho as minhas crianças já dormindo, o pai viajando, meu prédio todo em silêncio, deitada, o sono não vem, o corpo busca repouso, no entanto, o cérebro continua trabalhando à todo vapor e parece não querer parar e descansar. Resolvi escrever no caderninho que já está se tornando um diário, um amiguinho. [...] Até a próxima, um abraço professora e obrigada.
(4) Dora Data: 20/03/2001 Atividade de leitura global Com relação ao texto eu senti no começo uma certa dificuldade para entendê-lo, mas depois quando a senhora foi explicando foi clareando um pouco. Não vou dizer que entendi tudo, mas vou procurar ler novamente em casa para esclarecer alguns pontos. (5) Dora Data: 03/04/01 Atividades: Leitura Global, Leitura da Apostila e reorganização de textos A primeira atividade foi muito interessante, porque aprendemos quais são os elementos que compõem a leitura global. Eu já conhecia a leitura pelo dedo, mas achei muito importante também a atenção especial que "você" deu ao fato de que devemos, ao ler algo, ou quando pedir para alguém ler, traçar um objetivo, pois desse modo a leitura é muito bem aproveitada.
(6) Dora Data: 10/04/01 Atividade de correção da retextualização7 produzida pelo colega Essa atividade foi muito interessante, pois, desse modo, já estamos treinando para quando tivermos que corrigir os textos dos alunos; também trocamos experiências com o colega, pois ao corrigir o texto dele aprendemos muito e vice-versa. [...] Gostaria que você proporcionasse mais atividades desse estilo, porque ela foi muito prazerosa.
(7) Ingrid Data: 27/03/01 Atividade: diálogo oral e informal [Aprendi] Que há várias maneiras de falar um diálogo e que nem sempre podemos falar formalmente. Aprendi também que devemos: [deixar] as crianças falarem do jeito delas e nunca corrigir de modo grosseiro, e sim falar cautelosamente. Em um diálogo oral podemos falar de todas as maneiras, com gestos, em outras maneiras, por exemplo: o caipira, o nordestino, o baiano, etc. E podemos usar bastante o diálogo informal, mas só entre pessoas particulares, como foi o caso da nossa sala.
(8) Ingrid Data: 27/11/01 Comentário produzido no fim do ano Aprendi muito comigo mesma e com as pessoas da sala e consegui notar que "sou capaz" de fazer e falar muitas coisas. [...] [o contato interpessoal] me mostrou que tenho capacidade de lidar com meu dia-a-dia em uma sala de aula; me tornei uma pessoa muito crítica e aprendi também a lidar com situações no meu relacionamento com meu marido e com as pessoas que convivem comigo e até mesmo com pessoas estranhas. Hoje em dia tenho mais assunto para conversar, me policio na minha fala e presto atenção no jeito que as pessoas falam.
(9) Diana Data: 07/08/01 Comentário sobre a prova do segundo bimestre Atividade (de corrigir a prova do colega): A atividade de corrigir a prova do colega veio a me mostrar como é difícil avaliar o aluno. Eu não sabia que podia haver duas possibilidades de se corrigir uma prova. Essa maneira de se corrigir, por coerência, amarrando as idéias, é muito importante e uma novidade para mim. Depois que fiz essa atividade consegui entender que é muito importante saber interpretar as perguntas. Às vezes, quando pegamos nossa prova, achamos que o professor foi injusto na hora de corrigir. Porém se analisarmos, de agora em diante, veremos que muitas vezes nossas respostas não tiveram coerência. (10) Agezil Data: .../05/01 Comentário sobre o Plano de Escrita A aula, sobre Plano de Escrita, realizada hoje, veio a clarear nossas idéias para a elaboração de uma boa redação. Anteriormenteeu pensava num assunto, procurava alguns conhecimentos prévios ou realizava algumas pesquisas; a partir daí, iniciava a redação. Com os passos apresentadoso campo visual do assunto ficou mais amplo. O item "Elaboração de Idéias" contribuirá para evitar o uso de múltiplas idéias e ajudará a condensá-las tornando a escrita/leitura mais agradável, e será um caminho para se encontrar o Tópico Frasal. A principio será meio difícil enfadonho, mas aos poucos se conseguirá fazer o trabalho com mais desenvoltura, e, automaticamente, se eliminarão as palavras desnecessárias.
(11) Alexandra Atividade: Leitura de comerciais de televisão O que mais me chamou a atenção nesta aula de leitura de comerciais de televisão foi o fato de haver vários detalhes, os quais até entãonão tinha percebido ou até mesmo "associado" com a finalidade do comercial que é a de vender o produto, ou ainda transmitir mensagens, que muitas vezes são interpretadas de diferentes maneiras. Foi interessante o ato de debater, em que alunos e professora puderam expor seu ponto de vista e as diferentes conclusões às quais chegaram. (12) Iná Atividade: Leitura do livro "Linguagem e Persuasão" de Adílson Citelli Foi uma leitura bastante densa, rendendo um debate muito produtivo no sentido de abrir a mente das pessoas para que atentem mais àquilo que está implícito no texto, no discurso. Essa visão mais crítica que passamos a ter faz com que nos sintamos mais iluminados para agir com maior segurança e consciência do que estamos fazendo. A meu ver, isso eleva a auto-estima também, pelo fato de você se sentir uma pessoa melhor que antes, acrescida de algo. (13) Rosimeire Atividade: Leitura e debate do livro Adílson Citelli Não conseguia entender signo e ideologia, depois das várias explicações as idéias foram clareando e comecei a entender que tem tudo a ver com os livros que já lemos, pois estão nos ajudando a falar, escrever, ler e compreender os textos em todas as matérias. Os debates também nos ajudam muito, pois são várias cabeças pensando. Como diz o velho ditado uma andorinha só não faz verão.
(14) Miriam Data: 30/04/01 Atividade: Leitura detalhada do texto "O amor como meio, não como fim" de Flávio Gikovate "Dissecar" um texto, como fiz hoje, nunca fez parte do meu repertório. E como é fascinante poder descobrir coisas novas sempre. Escrever bem é persuadir, persuadir sem que o leitor possa perceber, como neste texto, chega a ter um encantamento; o jogo de palavras, a empatia criada, faz com que a gente queira ler tudo e sair acreditando que ele "leu nosso pensamento". Uma frustração: Será que um dia vou escrever dessa maneira? Eu quero aprender!! P.S. A classe estava menos falante hoje. Aliás, o prédio todo... Meu comportamento diante de outros textos será mais reflexivo, procurando ler com certo distanciamento para poder analisar a mensagem real do autor. Normalmente eu leio com a emoção, ou seja, textos que não me são interessantes, eu só leio globalmente, não procuro as entrelinhas. (15) Miriam Data: 25/06 Considerações sobre o uso do Plano de Escrita Ponto forte: Geração de idéias e desenvolvimento Ponto fraco: Desorganização das idéias Por ter muitas idéias, eu sinto falta dessa organização, separar [os argumentos] por grupos como foi feito na primeira atividade (em 25/05). Sempre fui boa em resumos, portanto, gosto de ser objetiva, que considero meu ponto forte também. Pude observar que, com esses exercícios, estou evoluindo, principalmente porque agora direciono (foco) as idéias mais claramente, tentando "maquinar" o que escrevo. Estou aplicando esta técnica nas provas do segundo bimestre e na prova de Xxxxx já surtiu efeito (tirei 10!). P.S. URGENTE! Hoje 04/07/01, vi o resultado da prova de Xxxxx. Tirei 9,2!! Melhorei muito, só pelo fato da minha redação ter melhorado. No bimestre passado tirei 7,6. Não é MARAVILHOSO?!
(16) Miriam Data: segundo semestre (datas na relação dos livros apresentados) Seminários Livros: - Assim é que se fala - O corpo fala (03/09) - Inteligência Emocional (03/09 - 10/09) - 1984 (28/09) - Ética e Competência (28/09) - A Educação e o Significado da Vida (01/10) A série de seminários foi muito interessante, principalmente quanto ao conteúdo. Fazer a leitura dirigida nos fez perceber a importância do professor no processo de ensino, lançando a semente para que nos tornemos profissionais conscientes e sempre em busca do aperfeiçoamento. Quanto à apresentação do nosso grupo sobre o livro A educação e o Significado da Vida, acreditamos que aproveitamento foi bom (tirando o nervosismo) e demonstrou como será o dia a dia, numa pequena parcela. Também notamos que essa iniciação será importante para o T.C.C. Particularmente, gostei muito da apresentação do livro Ética e Competência, com a Xxxxx e a Xxxxx, e a do livro Inteligência Emocional, do grupo da Xxxxx. Esses livros já estão em minha lista de leituras obrigatórias. (17) Miriam Data: .../11/01 Autoavaliação Eveline Sem querer ser "puxa-saco" (e já sendo), suas aulas foram muito importantes para o meu desenvolvimento. Todos nós sabemos escrever mas há um diferencial nesse processo: precisamos saber O QUE, COMO e PARA QUEM escrever e, para tanto, é necessário dominar as técnicas de redação. Acredito que melhorei muito e a partir de agora não quero deixar de melhorar cada vez mais. Espero poder encontrar mais professores como você e, quem sabe, quando eu for "gente grande", me tornarei uma profissional competente, sempre em busca do melhor, contribuindo com o crescimento de outras pessoas (os meus aluninhos!!). Muitíssimo obrigada, domo arigatô, thankyouverymuch...
(18) Rosemeire Data: .../11/01 Comentário produzido no fim de ano As aulas [de redação] diferentes são muito importantes para chamar a atenção dos alunos, para que não sejam aulas maçantes e cansativas. Todos os professores deveriam seguir esta linha de trabalho. O propósito de ensinar a pensar é preparar os alunos para um futuro repleto de resoluções eficazes de problemas, tomadas de decisões de aprendizado continuo toda a vida. [grifo de Rosemeire]
(19) Elis Data: .../08/05 Atividade: comentários após correção da prova do 2º bimestre A minha expectativa com relação às aulas de Língua Portuguesa é que eu possa conseguir esse aperfeiçoamento [em argumentação e interpretação] e uma maior segurança na realização do meu trabalho (tanto na vida pessoal como na profissional), pois acho que o que falta é mais credibilidade no meu próprio trabalho e isso só será possível através de várias atividades que estimulem mais a atenção e a minha capacidade de argumentação e leitura, pois ainda sinto que tenho muita dificuldade nessa parte, principalmente quando se trata de interpretação, devido a essa minha insegurança - medo de errar.
(20) Helena Data: 23/04/01 Atividade: Leitura detalhada - A teoria da matriz 2 - Eu tenho percebido que a cada aula fica mais fácil de entender a estratégia de leitura. 5 - Essa forma de fazer leitura, leitura global, objetivo de leitura, pontos principais, etc. eu achei assim... tremendo! Muito interessante e rico tem me ajudado muito. 14 - Eu, a princípio, achei meio estranho, essa paquerada; depois mais estranho ainda a leitura com os dedos 8 . Mas com esse texto deu para fundamentar e perceber realmente como é interessante, e como funciona! 22 - Estou amando a suas aulas de leitura! 25 - Eu queria ter pelo menos a metade do seu jeito, maneira de transmitir conhecimento; você, quando explica, fica tão claro e fácil. Essas aulas de leitura tem sido ótimas, espero aprender bem, para poder transmitir como você.
(21) Marisa Data: 28/05/01 Análise de Livros Didáticos (5ª-8ª séries) A atividade foi importante, pois serviu-nos de um "alerta" quanto ao uso dos livros que estão sendo adotados nas escolas. Os livros constituem um "meio" de aprendizado e não um "fim" para se aprender. Apesar de serem didáticos, podem apresentar falhas, tais como atividades em que o professorvenha a entender como incompletas e então,ele terá que usar sua criatividade para fazer com que a atividade atinja o seu objetivo.
(22) Elza Data: 23/04/01 Atividade: Correção dos textos dos colegas Hoje foi uma nova experiência, tirar dúvidas entre colegas e perceber os meus próprios erros, diários, nos erros dos colegas. E pretendo transferir esta aula para meus futuros alunos para que eles possam perceber e corrigir seus próprios erros.
(23) Irineu Data: .../11/01 Crítica elaborada no fim do ano O ano letivo passou e o que restou na minha cabeça é a decepção que tive em relação à gramática. Não sei se faltou comprometimento de minha parte ou até uma herança que tenho das escolas, mas considero-me fraco e não sou capaz (na minha opinião) de identificar erros, pois não tenho o conhecimento prévio que esperava para o 1º ano de Letras. Por outro lado, senti que minha cabeça se abriu em relação ao futuro profissional que espero alcançar com a faculdade. Os livros lidos abriram os horizontes deixando a promessa, e a cobrança, para um futuro professor, que é hora de mudar mesmo em pequenas proporções. Confesso que no começo, fiquei meio desconfiado com tantas opções de aulas (variedades) e ficava com medo do conteúdo (a maldita gramática). Eu achava que não aprenderia nada e achava que um professor de português só servia para ensinar a salivar e não orientar. Ao longo do curso, e principalmente agora, consigo entender as razões pelas quais todo esse processo (leitura, seminários, monitoração) é importante. E acho que sua mensagem, consegui captar, e pretendo lembrar de tudo isso quando estiver em sala de aula. (24) Gisela Data: .../11/01 Comentário produzido no fim de ano [...] Dentro e fora da sala de aula a professora nos motiva, para que, consigamos alcançar os objetivos almejados, além de preparar-nos para sermos "professores do futuro", isto é, capazes de transmitir conhecimento aos alunos da maneira mais agradável e prazerosa possível. Estimular seu raciocínio. Há compreensão e reflexão desses conhecimentos, preparando-nos para que, possamos futuramente, transmitir esse aprendizado de modo inovador. As aulas de português foram de grande importância para a vida. Ensinando (nestas aulas) a sermos mais questionadores em relação a problemas pessoais/profissionais. Em relação à educação, à profissão futura (professores - educadores) mostrou como tem que haver mudanças dentro e fora da escola; e como os professores também devem ser diferentes daqueles que ainda existem ou daqueles que tivemos.