RESUMO
Inseridas nas discussões desenvolvidas no contexto do projeto Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA) no qual analisamos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos em diversos campos de produção do conhecimento, confrontamo-nos com a necessidade de refletir sobre epistemologia e metodologia científica. Objetivamos, portanto, discutir sobre a constituição do conceito de ciência instituído no cerne do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a partir do aparato conceitual e metodológico empregado por (Bronckart 1999BRONCKART, Jean-Paul. 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC., 2006______. 2006. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras., 2008______. 2008. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado das Letras.) para a abordagem e descrição dos fatos de linguagem, de natureza eminentemente sócio-histórico-cultural. Para tanto, assentaremos nossas discussões nos estudos referentes ao saber/fazer científico, em especial nas obras de (Popper 2007POPPER, Karl. 2007 [1934]. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix. [1934]) e (Bourdieu, 1983BOURDIEU, Pierre. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero., 2002______. 2002. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil., 2004______. 2004. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP.). As reflexões apontam que, no processo de construção do conhecimento, o pesquisador deve evitar a submissão a um padrão metodológico dominante, dogmático e autoritário, e estar aberto às várias abordagens disponíveis.
Palavras-chave:
epistemologia científica; construção; conhecimento; ISD