Acessibilidade / Reportar erro

A morfossintaxe de compostos X-V em inglês * * Bolsa Pq2 CNPq: 312610/2013-0. Agradeço aos participantes do III CBM, realizado na USP em novembro de 2015, aos membros do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída e aos pareceristas que avaliaram este trabalho, por suas contribuições, que foram incorporadas ao texto, sempre que consideradas pertinentes, e que culminaram numa melhor versão final para o trabalho. Os erros que, por ventura, permanecem são de minha responsabilidade.

The morphosyntax of X-V compounds in English

RESUMO:

Esse artigo analisa as formas compostas do tipo de X-V do inglês, buscando explicitar o processo pelo qual essas formas são derivadas. Parte-se da hipótese de que a faculdade da linguagem disponibiliza apenas um componente computacional e esse componente é a Sintaxe, que será responsável por manipular traços abstratos, por meio das operações de Merge e Move, para a formação de estruturas hierárquicas. Esse mecanismo gerativo é capaz de derivar esses compostos X-V através de processos concatenativos de formação de palavras, eliminando a necessidade de se postular um processo de derivação regressiva para dar conta dessas formações.

Palavras-chave:
Compostos X-V; Derivação regressiva; Morfologia Distribuída

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br