Acessibilidade / Reportar erro

Oliveira. Luciana C. de. Supporting Multilingual Learners’ Academic Language Development: A Language-Based Approach to Content Instruction. New York: Routledge, 2023.

RESUMO

Nessa resenha apresentamos e discutimos a obra Supporting Multilingual Learners’ Academic Language Development: A Language-Based Approach to Content Instruction, de Luciana C. de Oliveira, publicada em 2023 pela Routledge. O livro apresenta uma abordagem inovadora direcionada a profissionais que atuam na Educação Básica lecionando a estudantes multilíngues (EMs), o Language-Based Approach to Content Instruction (LACI) ou o Ensino de Conteúdo por Meio da Língua (ECML), o qual caracteriza-se tanto como um referencial para subsidiar o planejamento de aulas, quanto um modelo para formação de professores que integra língua e conteúdo. A proposta da autora visa a contemplar a crescente presença de EMs em todo o mundo, com especial ênfase na realidade dos EUA e sua imigração. Apesar de ser originária de um contexto que pode ser considerado bastante distinto do brasileiro, o LACI/ECML apresenta subsídios relacionados às metodologias e às especificidades da linguagem disciplinar de cada área, que podem ser adaptadas às escolas e à formação de professores no Brasil para a educação bi/multilíngue, área em recente ascensão no país que carece de orientações teórico-práticas.

Palavras-chave:
Formação de Professores; Educação Bi/multilíngue; Linguagem disciplinar

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br