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Teletandem e telepresença: Repensando o componente cultural na educação de línguas e na educação do professor de línguas

RESUMO

Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa etnográfica qualitativa acerca das concepções de cultura, por professores de línguas estrangeiras durante um curso de extensão para a formação contínua, no contexto de aprendizagem colaborativa virtual de "Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos", UNESP. Os resultados têm implicações para os campos de ensino e aprendizagem mediadas pelas novas tecnologias e da formação de professores. A telepresença em teletandem parece fornecer um meio para considerar as complexidades de experiências culturais de modo dialógico. Calcadas na interação do mundo real, tais experiências podem levar à transformação da base de conhecimento da formação de professores de línguas para a comunicação intercultural e do ensino e aprendizagem de cultura. A cultura pode, então, ser dissociada da idéia de um corpo homogeneo, fixo e transparente de conhecimento.

Palavras-chave:
ensino de línguas estrangeiras; formação de professores de línguas estrangeiras; de teletandem; cultura

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