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Práticas translíngues como instrumento decolonial para alargar gretas

Translingual practices as a decolonial tool to expand cracks

RESUMO

Diante das modificações advindas da legislação sobre a educação de surdos no Brasil, ressalta-se a necessidade de propostas desencapsuladoras e decoloniais para a formação desses sujeitos. Essas propostas apontam outras formas de compreender o processo de ensino-aprendizagem para que a luta da comunidade surda e as conquistas anteriores sejam estabelecidas. Este artigo objetiva colaborar para o erguer da voz (hooks, 2019Hooks, B. (2019). Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Elefante.) dos sujeitos surdos, mostrando como podem ser agentes formadores em uma perspectiva de translinguagem (Garcia, 2017Garcia, O., Johnson, S. I., Seltzer, K., & Valdés, G. (2017). The translanguaging classroom: Leveraging student bilingualism for learning. Caslon.). O contexto são as formações do Programa Digitmed da PUC-SP, nas quais um grupo de pesquisadores, educadores e alunos (surdos e ouvintes) se reúne para elaborar propostas para transpor as desigualdades sociais. Nesse sentido, precisam ter suas vozes erguidas, valorizadas e empoderadas para superar tais desigualdades. As práticas translíngues (Swanwick, 2017Swanwick, R. (2017). Translinguagem, aprendizagem e ensino em educação de surdos. International Journal of Multilingualism, pp. 233-249.), utilizadas em todo o processo, mostram como os agentes surdos e ouvintes podem ser formadores em um movimento insurgente (Walsh, 2019Walsh, C. (2019). Gritos, gretas e semeaduras de vida: Entreteceres do pedagógico e do colonial. In S. R. M. Souza, & L. C. Santos (Org.), Entre-linhas: educação, fenomenologia e insurgência popular (pp. 93-120). EDUFBA.). A translinguagem se materializa como um instrumento usado pelos participantes para romperem barreiras e alargarem fissuras visando expandir suas condições decoloniais de coexistir.

Palavras-chave:
translinguagem; erguer a voz; educação de surdos; fissuras; decolonialidade

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