Acessibilidade / Reportar erro

Consequências de duas definições de la langue no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure* * Este artigo é versão ampliada e modificada de artigo publicado em livro, pela EDUFU, em 2016.

Some consequences of the two distinct definitions of la langue in Saussure’s Cours de Linguistique Général

RESUMO

Este artigo nasce da constatação de que o pensamento do “pai da Linguística” não rendeu no campo dos estudos linguísticos. Saussure é mencionado como organizador de ideias sobre a linguagem, como quem formulou famosas dicotomias, mas a novidade saussuriana , representada por la langue - o objeto perene e universal da linguagem - não teve incidência na produção linguística depois de Benveniste e Jakobson. Este não foi o destino de Saussure em outras ciências humanas. Levi Strauss e Lacan são exemplos maiores do impacto de Saussure fora de seu campo próprio. Há, no Curso de Linguística Geral, duas definições de língua, de certo modo conflitantes. Desenvolve-se, aqui, o argumento de que uma delas está na base da leitura desvitalizante de Saussure e outra, aquela que introduz o pensamento do negativo, vem como solo da produtividade que pode ter em outros campos.

Palavras-chave:
objeto da linguística; duas definições de la langue; Saussure na Linguística; Saussure nas Ciências Humanas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br