RESUMO
O campo de estudos da Educação Linguística e Linguística Aplicada tem se debruçado, frequentemente, sobre a temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e dos processos de ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LE). Diante desse contexto, neste trabalho tomamos como objeto de estudo o aplicativo Duolingo, uma plataforma disponibilizada gratuitamente para a aprendizagem de LE. Nosso escopo recai sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na sua versão de aplicativo para Android. Nesse sentido, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado (Sataka, 2019Sataka, M. M. (2019). Análise do aplicativo Duolingo para aprendizagem de língua espanhola - uma pesquisa narrativa. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista [UNESP], Araraquara/SP, Brasil. http://hdl.handle.net/11449/181998.
http://hdl.handle.net/11449/181998...
), que teve como um dos objetivos compreender a(s) abordagem-metodológica(s) de ensino de línguas que subjaz(em) no aplicativo Duolingo. O arcabouço teórico que nos fundamenta teoricamente são os trabalhos sobre as TDICs na Educação e aprendizagem móvel (Boll, Ramos & Real, 2018Boll, C. I., Ramos, W. M., & Real, L. C. (2018). Aprendizagem móvel. In Mill, D. (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a distância. Campinas: Papirus, p. 41-43.; entre outros) e as abordagens-metodológicas de ensino de línguas (Larsen-Freeman, 2000Larsen-Freeman, D. (2000). Techniques and Principles in Language Teaching. 2.ed. Oxford: Oxford University Press.; entre outros). A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa e partiu das experiências de uso do aplicativo pela própria pesquisadora. As análises demonstraram que são, essencialmente, duas abordagens-metodológicas predominantes no aplicativo, a saber, gramática-tradução e método audiolingual. Ainda assim, concluímos que não se trata apenas da aplicação de antigas perspectivas teórico-metodológicas em uma nova proposta de aprendizagem, pois, no Duolingo, desvelam-se aspectos sociais, culturais e psicocognitivos contemporâneos.
Palavras-chave:
Ensino/aprendizagem de LE; Duolingo; Abordagens-metodológicas de ensino de línguas