RESUMO
Objetivo:
identificar e descrever as escolas de análise de gêneros discursivos que têm sido úteis para programas de ensino de leitura e escrita acadêmica.
Metodologia:
uma revisão documental foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo e do protocolo What Work Clearinghouse (WWC). Os autores analisaram livros e artigos científicos que discutem o assunto desde o final do século XX até o presente. As categorias de análise foram: bases epistemológicas, características e abordagens metodológicas propostas por cada escola.
Resultados:
Os autores identificaram e descreveram sete escolas, desde as pioneiras até as consideradas emergentes.
Conclusões:
Embora as escolas sejam diferentes, todas são orientadas para o conhecimento e o domínio dos gêneros discursivos, e as convergências entre elas fazem com que sua escolha não seja exclusiva. Portanto, os profissionais podem assumir uma posição eclética de acordo com os objetivos de seus cursos.
Palavras-chave:
análise de gêneros; redação acadêmica; comunidades discursivas; gêneros discursivos; ensino baseado em gêneros