1 |
“... eu acho que a matemática...eu acredito... não acho não... eu acredito que a matemática não... ela é mais uma... no papel de... formar um cidadão crítico...tá? eu ach/eu acredito que esse tem que ser o viés no ensino da matemática...” |
“eu acho isso relativo... porque eles são... de origem principalmente do Parque União... e:: eh:: eu já dei aula no Paraíso... e eles não tinham o menor... interesse...” |
4 não marcados |
3 não marcados e 1 marcado |
2 presente e 2 verbos auxiliares (é/tem) |
3 no presente e 1 verbo auxiliar (são) |
2 mentais (acredito/acredito) e 2 relacionais (é/ ser) |
1 material (dei); 2 mentais (tinham [interesse]; acho); 1 relacional (são) |
2 |
Paulo: “(...) eu...eu...eu...eu trago às vezes alguns textos...eh:eh: com um fundo...motivacional...e:: a leitura também.../porque todo meu conteúdo...eu procuro adaptá-lo a uma linguagem...à linguagem mais de aluno...voltada para o aluno...modificar um pouco a linguagem ( ) que a matemática traz consigo..[...]” |
DANIEL: “eu durante:: algum tempo...eu usava textos complementares quando eu dava aula na..no sexto ano...porque eles vinham com uma difi... dificuldade muito grande em saber ler... então ensinar ciências era MU::ITO difícil... ai eu... usava essa estratégia de...eh::...usar os textos complementares [...] |
2 não marcados, 2 marcados |
1 marcado e 3 não marcados |
4 no presente |
5 pretérito, |
4 materiais (trago; adaptá-lo; modificar; traz) |
6 materiais (usar; dava[aula]; vinham; ensinar; usava; ler),1 |
3 |
PAULO: = “e::...quando eu trabalho filmes e documentários não é...trabalhando conceito de matemática...aí é trabalhando sim a questão social... (...)é possível::..é possível sim...é óbvio que a gente limita aí o número de conteúdos a ser trabalhados dessa maneira...quando eu falo isso ( ) não é um documentário com função didática...quando você trabalha com um ( ) didática...aí é diferente...aí tá voltado pra aquilo...mas não sendo é mais complicado [...]a gente trabalhava muito a questão da globalização... ( )[...] |
DANIEL: “bom... no nono ano... a gente usa...eh::... gráficos...eh::...mas como eu falei... a minha preocupação...com eles... é que eles cheguem no primeiro ano... e não... não precisa serem completos...mas... saberem se virar com...com... a física que eles... terão... e que é muito mais complexa do que...do que a que a gente tá vendo aqui...e não uso... não uso... eh:vídeos... com este/ com esta série...(...)” |
14 não marcados |
1 marcados, 8 não marcados |
3 presente, 9v. auxiliar, 1 pretérito |
3 presente, 1 pretérito, 4 v. auxiliar e 1 futuro |
4 materiais (trabalho; trabalha; trabalhava;;;; limita), 9 relacionais (é; é; é; é; é; é; tá; é; é) , 1 verbal (falo) |
3 materiais (usa; uso; chegarem),1 verbal (falei), 5 relacionais (é; precisa; é; tá; terão) |
|
TOTAL GERAL |
20 não marcados |
15 não marcados |
9 presente; 11 verbo auxiliares |
6 presente; 5 verbos auxiliares; |
8 materiais; 11 relacionais; 1 verbal e 2 mentais. |
10 materiais; 6 relacionais; 1 verbal e 2 mentais. |