RESUMO
Este estudo teve dois objetivos: (1) investigar o impacto do aumento das exigências de raciocínio de uma tarefa narrativa monológica no desempenho oral de aprendizes chineses de português como língua estrangeira e (2) testar o modelo pedagógico Simplificação Estabilização Automatização Reestruturação e Complexificação da Hipótese da Cognição (Robinson, 2010Robinson, P. (2010). Situation and distributing cognition across task demands: The SSARC model of pedagogic task sequencing. In M. Putz & L. Sicola, (Eds.), Cognitive processing in second language acquisition: Inside the learner’s mind (pp. 243-268). John Benjamins., 2011Robinson, P. (2011). Second Language Task Complexity: Researching the Cognition Hypothesis of Language Learning and Performance. John Benjamins., 2015Robinson, P. (2015). Cognition Hypothesis, second language task demands and the SSARC model of pedagogic task sequencing. In M. Bygate (Ed.), Domains and Directions in the Development of TBLT (pp. 87-121). John Benjamins.). Neste trabalho, participaram 52 aprendizes universitários de Português como Língua Estrangeira (PLE). Foram feitas duas comparações: (1) uma intrassujeitos, que implicou o desempenho de duas tarefas (simples e complexa) em duas condições (sequenciação simples-complexa/sequenciação complexa-simples) e (2) intersujeitos, que pressupôs a realização das duas tarefas na sequenciação simples-complexa vs. o desempenho individual de uma das tarefas (tarefa simples ou tarefa complexa). Foram usadas medidas de complexidade linguística, correção e fluência para quantificar a produção oral. A Hipótese da Cognição foi parcialmente confirmada, uma vez que os resultados demonstraram que o aumento da complexidade cognitiva da tarefa afetou positivamente a correção, a diversidade lexical e a produção de orações coordenadas, mas com efeito negativo no tamanho das orações. O desempenho de tarefas na sequenciação simples-complexa teve um impacto positivo na correção.
Palavras-chave:
complexidade cognitiva; sequenciação de tarefas; produção oral; Português como Língua Estrangeira; Hipótese da Cognição