NOTAS SOBRE LIVROS
Por/By: Francisco Gomes de Matos
Professor Emérito, UFPE e Visitante FAFIRE, Recife. E-mail: fcgm@hotmail.com.br
HORA, Dermeval da, Eliane Ferraz ALVES & Lucienne C. ESPÍNDOLA (Orgs.). 2009. ABRALIN: 40 anos em cena. João Pessoa: Editora Universitária, 283 p. ISBN 978-85-7745-309-2
Após gerada em Recife, em julho de 1968, em memorável Seminário Brasileiro de Linguística, realizado na FAFIRE (atual Faculdade Frassinetti do Recife), a Associação Brasileira de Linguística nasceu em São Paulo, em 9 de janeiro de 1969. Decorridos 40 anos de seu produtivo funcionamento, publica-se, na capital paraibana, este volume comemorativo, competentemente organizado pelo então Presidente da ABRALIN, Dermeval da Hora, com a inestimável colaboração de duas colegas da UFPb. Que vozes presidenciais Abralinenses podem ser ouvidas neste auspicioso volume? As de Dermeval da Hora (com as referidas co-autoras), em texto introdutório, Aryon Dall´Igna Rodrigues (40 anos de linguística, cursos universitários e línguas indígenas no Brasil: vivências e memórias pessoais), Yonne de Freitas Leite (As time goes by: as relações entre Linguística e Antropologia), Francisco Cardoso Gomes de Matos (Linguística humana, humanizadora, da Paz), Ataliba Teixeira de Castilho (A categoria cognitiva de Movimento na Gramática do Português. Refletindo sobre os achados dos Projetos NURC, PGPF e PHPB, Carlos Alberto Faraco (40 anos de Linguística Histórica), Diana Luz Pessoa de Barros (O papel dos Estudos do Discurso), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso (Caminhos da Dialetologia Brasileira), Maria Denilda Moura (Contribuição da ABRALIN à área da Linguística), Leonor Scliar Cabral (Sobrevivente da segunda geração de linguistas do Brasil), Maria Cecília de Magalhães Mollica (A importância da ABRALIN para a Sociolinguística), Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo (Sociolinguística educacional), Thais Cristófaro Alves da Silva (Fonética: Desafios e Perspectivas), Cristina Altman (co-autoria de Olga Coelho) (Por ocasião dos 40 anos da ABRALIN).
A leitura dos títulos das contribuições dá uma idéia da diversidade de áreas e questões de que se ocupam os que fazem a ciência da linguagem entre nós. Fosse escrever uma resenha deste volume, destacaria as percepções de lingua(gem) explicitadas nos textos, as caracterizações de linguística, as interações desta com outras áreas, momentos marcantes na História da Linguística entre nós, iniciativas inovadoras, o notável desenvolvimento de uma Bibliografia Linguística em Português, referências à Língua Portuguesa, menções à Linguística aplicada, projetos de pesquisa de alcance nacional, regional ou local, revistas e boletins mencionados, instituições citadas, frases memoráveis e muito mais. Um destaque especial seria dado ao apoio de organismos oficiais ao trabalho de linguistas brasileiros. Mas isso o(a) leitor(a) poderá fazer, ao navegar nessas páginas de textos inspirados e inspiradores (as Referências bibliográficas propiciam outro "retrato" de nossa Linguística).
Com mais de 1.000 associados, uma homepage informativa (www.abralin.org) e uma Tradição consolidada, a Associação Brasileira de Linguística tem muito a oferecer a quem está se iniciando nos Estudos Linguísticos ou da Linguagem. Alicerçada no pioneirismo de linguistas exemplares como J.Mattoso Camara Jr. e Aryon Dall´Igna Rodrigues, a missão ABRALINense continuará, cheia de desafios fascinantes, tanto teóricos quanto aplicativos.
Ao concluir, exerço meu direito linguístico de sair da prosa para a poesia:
40 ANOS MUITO BEM VIVENCIADOS
DE LINGUISTICA NESTA NAÇÃO
POR ESTES RELATOS INSPIRADOS
CONTINUEMOS NOSSA MISSÃO
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Jul 2010 -
Data do Fascículo
2010